Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Matos, Lúcia Helena Alfredi de | - |
dc.contributor.author | Assis, Thiago Santos de | - |
dc.creator | Assis, Thiago Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-09T19:04:22Z | - |
dc.date.available | 2013-09-09T19:04:22Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12893 | - |
dc.description | 129 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | A avaliação da aprendizagem em Dança, no Brasil, é um campo de pesquisa pouco explorado. Assim, são muitas as questões que se sobrepujam aos meandros de um tema cuja relevância é profícua para os processos educacionais da área. Esta pesquisa qualitativa, na vertente exploratória e descritiva, visa analisar a dança no contexto das escolas municipais, identificando a tessitura de sentidos que é direcionada para a avaliação no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, selecionaram-se três escolas e três professoras da Rede Municipal de Educação de
Salvador, e, nessas instituições, foram observadas turmas do segundo ciclo do Ensino
Fundamental. Para a delimitação do cenário da pesquisa levou-se em consideração o fato de a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Salvador possuir, desde 2003, professores de dança para atuar, especificamente, com a linguagem artística. Inicialmente, construiu-se um mapeamento nominal com o quantitativo dos professores de dança e as suas respectivas escolas de lotação. A pesquisa delineou-se a partir do seguinte problema: O que acontece no trânsito
entre dizer e fazer que não possibilita que o discurso sobre avaliação na Dança se amalgame à prática? Além de levantar as seguintes questões: Como professores de dança da rede pública municipal acompanham o aprendizado dos seus alunos? Quais concepções epistemológicas estão impregnadas nos discursos/práticas dos docentes sobre avaliação da aprendizagem? Quais as
concepções de corpo e Dança que imperam nos processos educacionais das escolas analisadas? Para responder aos questionamentos que se engendraram ao recorte desta pesquisa, recorreu-se à
utilização de instrumentos como questionário, observação não-participante, entrevista semiestruturada e análise documental. Os dados analisados à luz do referencial teórico ampliaram a percepção de que quando se trata de uma avaliação mediadora, de acompanhamento de processos, os discursos estão afinados, mas a prática pedagógica não consegue corporificá-los,
desvelando o quão difícil é cumprir com os propósitos de uma avaliação mediadora. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Corpo-que-dança | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.subject | Processos educacionais | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Escolas municipais Salvador (BA) | pt_BR |
dc.subject | Professores de dança | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Avaliação da aprendizagem em dança: um trânsito entre o dito e o feito em escolas municipais de Salvador | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Universidade Federal da Bahia. Escola de Dança. Salvador-Ba, 2012. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGDANCA)
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