https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1384
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A Escola e a Formação do Sujeito Moral: Possibilidades e Limites da Instituição Escolar |
Título(s) alternativo(s): | Revista da FACED |
Autor(es): | Rosa, Dora Leal |
Autor(es): | Rosa, Dora Leal |
Abstract: | A escola tem sido entendida, desde a Modernidade, como um locus de “moldagem” do caráter da criança. Nessa perspectiva, entende-se que a instituição escolar além de ser responsável pela educação intelectual da criança assume também responsabilidade em relação à sua educação moral. Esse entendimento, quanto à função da escola, atravessa os séculos, sendo primeiramente objeto de reflexão da Filosofia e mais tarde da Sociologia. Considerando que essa é uma temática sempre contemporânea conforme se explicita nas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais relativos ao ensino fundamental da 1ª à 4ª série, retoma-se, neste trabalho, a discussão sobre o tema, buscandose refletir sobre as possibilidades e os limites da escola como uma agência de socialização que contribui para a formação do sujeito moral. |
Palavras-chave: | Socialização educação moral habitus |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1384 |
Data do documento: | 2001 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (FACED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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