https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1387
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Perfil de aluno e rendimento escolar em Pedagogia: correlacionando variáveis na UFBA |
Título(s) alternativo(s): | Revista da FACED |
Autor(es): | Lordêlo, José Albertino Carvalho Verhine, Robert E. |
Autor(es): | Lordêlo, José Albertino Carvalho Verhine, Robert E. |
Abstract: | Este artigo traça o perfil do aluno de pedagogia da Universidade Federal da Bahia – UFBA e estabelece correlações entre o rendimento escolar e diversas variáveis independentes. As análises estatísticas foram realizadas a partir do banco de dados sobre ingressos da referida universidade nos anos 1993, 1994, 1995 e 1997. Os alunos do curso de pedagogia tendem a ser mais pobres e egressos majoritariamente da escola média pública, diferentemente do que ocorre com a UFBA como um todo. O rendimento médio escolar no curso de pedagogia é superior ao da UFBA e o estudante negro obtém rendimento escolar significativamente maior que o branco. Esses resultados e outros apresentados no trabalho sugerem uma distinção do sistema de avaliação escolar utilizado no curso de pedagogia dos demais cursos da UFBA. Contudo, faz-se necessário realizar novos estudos para se conhecer melhor esses sistemas e encontrar explicações para os resultados encontrados. |
Palavras-chave: | Avaliação da aprendizagem desempenho acadêmico; ensino superior curso de pedagogia |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1387 |
Data do documento: | 2001 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (FACED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014.pdf | 98,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.