https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15640
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Redes de aprendizagem colaborativa: contribuição da Educação a Distância no processo de qualificação de gestores do Sistema Único de Saúde - SUS |
Título(s) alternativo(s): | Interface : Comunicação, Saúde, Educação |
Autor(es): | Santos, Maria Ligia Rangel Barbosa, Ana de Oliveira Riccio, Nicia Cristina Rocha Souza, Joseilda Sampaio de |
Autor(es): | Santos, Maria Ligia Rangel Barbosa, Ana de Oliveira Riccio, Nicia Cristina Rocha Souza, Joseilda Sampaio de |
Abstract: | Analisa-se a experiência do Curso de Especialização em Saúde Coletiva: concentração em Gestão Pública Municipal, desenvolvido no estado da Bahia, Brasil, visando qualificar gestores do SUS, mediante a política de Educação Permanente em Saúde (EPS). A Net-Escola de Saúde Coletiva desenvolveu a concepção e operacionalização do curso, articulando pressupostos da Educação a Distância à EPS, orientando-se por competências necessárias à gestão do SUS, para fortalecer projetos e ações que integram educação e trabalho. Desenvolveu-se entre 2009 e 2010, com cento e cinquenta vagas voltadas a gestores municipais de saúde e suas equipes, com base na interação todos-todos e na construção do conhecimento colaborativo, reforçando-se a autonomia e a autoria dos sujeitos, por meio da interatividade no ambiente virtual de aprendizagem, visando potencializar a formação de redes de aprendizagem colaborativa. Analisa-se como a estratégia pedagógica se desenvolveu, delineando-se os desafios enfrentados no processo de ensino-aprendizagem. |
Palavras-chave: | Redes de aprendizagem Educação a distância Educação continuada Qualificação de gestão |
País: | Brasil |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15640 |
Data do documento: | 2012 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico Nacional (ISC) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Ligia Rangel-S.pdf | 167,78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.