https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1641
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Um modelo espacial para análise e ensino de escolas de pensamento estratégico |
Título(s) alternativo(s): | Revista de Administração Pública |
Autor(es): | Quintella, Rogério Hermida Cabral, Sandro |
Autor(es): | Quintella, Rogério Hermida Cabral, Sandro |
Abstract: | Este artigo propõe a construção de um modelo analítico das escolas de pensamento estratégico, observando a diversidade das correntes que compõem o campo da estratégia. Desta forma, contribui para uma melhor tipificação e identificação das distintas abordagens existentes, o que é bastante útil tanto para o ensino quanto para o exame das questões estratégicas. Com base na literatura, estabelece as dimensões de análise mais importantes e explicativas para descrever, estudar e ensinar os diferentes enfoques da administração estratégica. O resultado é um modelo dimensional adequado à comparação das escolas de pensamento contemporâneo sobre o tema. O arcabouço analítico desenvolvido é utilizado para o exame e a discussão do posicionamento das 10 diferentes escolas de pensamento identificadas por Mintzberg, Ahlstrand e Lampel em seu livro Safári de estratégia. De forma visual e didática, o modelo desenvolvido permite a observação das diferenças entre as escolas de pensamento estratégico, contribuindo para a tipificação dos diferentes autores da área. Por fim, o modelo facilita a elucidação da propalada polêmica entre dois expoentes do pensamento estratégico: Mintzberg e Ansoff. |
Palavras-chave: | estratégia escolas de pensamento estratégico escolas de Mintzberg ferramenta de análise modelo espacial |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1641 |
Data do documento: | 2007 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (EA) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
08.pdf | 350,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.