Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19499
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMaia, Diego Corrêa-
dc.contributor.authorOliveira, Ediala Martins da Silva-
dc.creatorOliveira, Ediala Martins da Silva-
dc.date.accessioned2016-06-16T17:53:31Z-
dc.date.available2016-06-16T17:53:31Z-
dc.date.issued2016-06-16-
dc.date.submitted2014-08-26-
dc.identifier.otherCDU: 910.1-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19499-
dc.description.abstractRESUMO Este trabalho trata do ensino de globalização no Ensino Médio por meio da Geografia Escolar. Seu principal objetivo é contribuir para a abordagem deste conteúdo em sala de aula, considerando o papel da Geografia na formação do cidadão, a inserção dos jovens no processo de globalização, suas vivências. A contextualização é fundamental no ensino de qualquer conteúdo de Geografia, pois proporciona a compreensão das relações que ocorrem em todas as escalas. O espaço vivido é algo a se considerar, principalmente na abordagem de um tema que envolve, direta e indiretamente, pessoas e países. O trabalho apresenta procedimentos teórico-metodológicos no ensino de Geografia, em especial no ensino de globalização e a influência deste processo na vida dos jovens. A partir da análise sobre o ensino de globalização em Geografia no Ensino Médio, fica evidente a necessidade de se repensar as práticas pedagógicas, considerando que o estudo deste conteúdo continua distante da realidade dos alunos, além de problemas que já deveriam ter sido superados, como a relação entre a dificuldade de aprendizagem do aluno com o seu lugar de vivência. Assim, este trabalho apresenta sugestões de estratégias de ensino com a utilização de diferentes linguagens na mediação pedagógica, no âmbito do ensino de Geografia no Ensino Médio. Palavras-chave: Globalização; Contextualização; Cidadania; Espaço; Geografia Escolar; Escala; Práticas pedagógicas;pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This work deals with the teaching of globalization in high school through the School Geography. Its main objective is to contribute to the content of this approach in the classroom, considering the role of geography in shaping the citizen, the inclusion of youth in the globalization process, their experiences. The contextualization is essential in teaching any content of geography, it provides an understanding of the relationships that occur on all scales. The living space is always something to consider, especially on a topic approach that involves, directly and indirectly, all people and countries. The paper presents theoretical and methodological procedures in Geography teaching, especially in teaching globalization and the influence of this process on the lives of young people. From the analysis of globalization on education in Geography in high school, it is evident the need to rethink teaching practices, whereas the study of this content remains distant from the reality of the students, as well as problems that should have been overcome, as the relationship between learning difficulties of students with their place of living. Thus, this paper presents suggestions for teaching strategies with the use of different languages in the pedagogical mediation, under the teaching of Geography in High School. Keywords: Globalization; contextualization; citizenship; space; School geography; scale; Pedagogical practicespt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGlobalizaçãopt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectEspaçopt_BR
dc.subjectGeografia Escolarpt_BR
dc.subjectEscalapt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleA abordagem do processo de globalização na geografia escolar: percepções de professores e alunos do ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesMaia, Diego Corrêa-
dc.contributor.refereesBomfim, Natanael Reis-
dc.contributor.refereesPortugal, Jussara Fraga-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahia, Instituto de Geociênciaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós- Graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Exatas e da Terrapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (POSGEO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ediala_Dissertacao_Mestrado_Final.pdf871,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.