Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Queiroz, Zandra Cristina Lima Silva | - |
dc.contributor.author | Miranda, Gilberto José | - |
dc.contributor.author | Tavares, Marcelo | - |
dc.contributor.author | Freitas, Sheizi Calheira | - |
dc.creator | Queiroz, Zandra Cristina Lima Silva | - |
dc.creator | Miranda, Gilberto José | - |
dc.creator | Tavares, Marcelo | - |
dc.creator | Freitas, Sheizi Calheira | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-29T14:01:00Z | - |
dc.date.available | 2016-06-29T14:01:00Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.issn | 00347183 | - |
dc.identifier.issn | 21766681 online | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19585 | - |
dc.description.abstract | A discussão sobre as formas de ingresso no ensino superior no Brasil está cercada de polêmicas quanto à sua característica de seletividade e exclusão social. Com a publicação da Lei nº 12.711/2012, os percentuais de vagas destinadas às cotas sociais e raciais foram regulamentados com o intuito de democratizar o acesso ao ensino superior no Brasil. Este estudo tem o propósito de verificar se existem diferenças significativas no desempenho dos alunos ingressantes por meio de programas de cotas, quando comparados aos demais. Como procedimento metodológico, por meio de uma análise quantitativa, realizou-se um estudo descritivo dos coeficientes de rendimento dos alunos ingressantes segundo a modalidade de cota e a área de cada curso. A amostra foi composta por 2.418 alunos, ingressantes nas 78 opções de cursos de graduação ofertadas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) no primeiro semestre de 2013. Os resultados apontaram que entre as modalidades 1, 2, 3 e 4 (modalidades de cotas estabelecidas pela Lei nº 12.711/12) e a ampla concorrência (modalidade 5), não há diferenças estatísticas de rendimento. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | INEP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | http://dx.doi.org/10.1590/S2176-6681/339112863 | pt_BR |
dc.subject | Educação superior | pt_BR |
dc.subject | Desempenho acadêmico | pt_BR |
dc.subject | Lei nº 12.711/201 | pt_BR |
dc.title | A lei de cotas na perspectiva do desempenho acadêmico na Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos | pt_BR |
dc.identifier.number | v. 96, n. 243 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (PPGCONT)
|