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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19585
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A lei de cotas na perspectiva do desempenho acadêmico na Universidade Federal de Uberlândia
Autor(es): Queiroz, Zandra Cristina Lima Silva
Miranda, Gilberto José
Tavares, Marcelo
Freitas, Sheizi Calheira
Autor(es): Queiroz, Zandra Cristina Lima Silva
Miranda, Gilberto José
Tavares, Marcelo
Freitas, Sheizi Calheira
Abstract: A discussão sobre as formas de ingresso no ensino superior no Brasil está cercada de polêmicas quanto à sua característica de seletividade e exclusão social. Com a publicação da Lei nº 12.711/2012, os percentuais de vagas destinadas às cotas sociais e raciais foram regulamentados com o intuito de democratizar o acesso ao ensino superior no Brasil. Este estudo tem o propósito de verificar se existem diferenças significativas no desempenho dos alunos ingressantes por meio de programas de cotas, quando comparados aos demais. Como procedimento metodológico, por meio de uma análise quantitativa, realizou-se um estudo descritivo dos coeficientes de rendimento dos alunos ingressantes segundo a modalidade de cota e a área de cada curso. A amostra foi composta por 2.418 alunos, ingressantes nas 78 opções de cursos de graduação ofertadas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) no primeiro semestre de 2013. Os resultados apontaram que entre as modalidades 1, 2, 3 e 4 (modalidades de cotas estabelecidas pela Lei nº 12.711/12) e a ampla concorrência (modalidade 5), não há diferenças estatísticas de rendimento.
Palavras-chave: Educação superior
Desempenho acadêmico
Lei nº 12.711/201
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: INEP
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19585
Data do documento: 2015
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