https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19672
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Educação física escolar: a questão da avaliação da aprendizagem escolar |
Autor(es): | Carvalho, Jamile Santos de |
Autor(es): | Carvalho, Jamile Santos de |
Abstract: | O presente trabalho propõe-se a analisar a avaliação da aprendizagem escolar no âmbito da Educação Escolar e da disciplina escolar Educação Física considerando as contribuições da metodologia de ensino crítico-superadora, da teoria histórico-cultural e da teoria históricocrítica, como também tomando como referência a perspectiva da prática pedagógica do professor no que tange à avaliação da aprendizagem escolar na perspectiva da formação omnilateral e da emancipação humana. Dessa forma, analisamos a concepção de avaliação da aprendizagem escolar contida nos documentos oficiais (LDB, o PCN e as DCN’s), como também na produção do conhecimento científico (em especial, livros e artigos) sobre o objeto de estudo em questão visando problematizar o lugar desta categoria pedagógica no processo de trabalho pedagógico da disciplina escolar Educação Física de forma que sustente nossas defesas, além de contribuir na incorporação de elementos que revelam a importância da avaliação da aprendizagem escolar no processo de exclusão/inclusão na escola e na sociedade. Visto que, localizados em uma sociedade de classes que tem como princípio a propriedade privada, alguns indivíduos são excluídos da divisão dos bens produzidos pela sociedade e é nessa lógica que a educação, em consequência a avaliação da aprendizagem escolar, se inserem. Como teoria do conhecimento utilizaremos o Materialismo Histórico-Dialético para a interpretação, explicação e compreensão da realidade concreta e contraditória. Nos resultados deste estudo fica explícito as contribuições da psicologia histórico cultural, da Pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadora para a avaliação da aprendizagem escolar. Na teoria pedagógica reiteramos a importância de considerar os cinco passos que o autor Saviani sugere, da prática social inicial à prática social final, considerando a complexidade e movimento do processo de ensino-aprendizagem. Quanto à teoria psicológica mostra-se a importância da incorporação da aprendizagem por conceitos e dos elementos sobre as zonas de desenvolvimento como subsidio da prática pedagógica. E em relação à metodologia de ensino defendemos os elementos da cultura corporal como objeto de estudo da educação física, além de prezar pela avaliação em todos os momentos da atividade pedagógica avaliando a aproximação ou distanciamento do objetivo estabelecido em cada aula, para que assim possa haver elevação do pensamento teórico dos alunos. |
Palavras-chave: | Educação Educação física Avaliação da aprendizagem escolar |
CNPq: | Educação Física |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/Faced |
metadata.dc.publisher.program: | Linha de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19672 |
Data do documento: | 11-Jul-2016 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (PPGE) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia- Jamile Santos de Carvalho.pdf | 646,67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.