Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Rosemary Lapa de | - |
dc.contributor.author | Barretto, Daniela Loureiro | - |
dc.creator | Barretto, Daniela Loureiro | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-21T18:19:01Z | - |
dc.date.available | 2016-07-21T18:19:01Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-21 | - |
dc.date.submitted | 2016-06-19 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19756 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a relação entre as representações simbólicas e as identidades das crianças a partir da história "O cabelo de Lelê". Os objetivos específicos são descrever a relação entre a contação de história e a relação que a criança faz consigo mesma, explicitar a situação identitária das crianças de descendência afro a partir da história "O cabelo de Lelê" e descrever a relação que as crianças fazem entre a história e as suas ideias construídas sobre etnias. Escolhi a história em tela por contemplar os sujeitos da pesquisa que são, em sua maioria de descendência afro. A pesquisa foi desenvolvida em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), localizado em um bairro central de Salvador, e os sujeitos da pesquisa foram quinze crianças, sendo dez meninos e cinco meninas. Realizei uma etnopesquisa de base qualitativa e os sujeitos da pesquisa foram as próprias crianças da minha sala de aula. Para preservar a identidade dos sujeitos, foram utilizados nomes fictícios como Lalá, Lelé, Lili, Loló, Lulu, Leli, Luli e Lalu. Para analisar os dados, tomei de empréstimo os teóricos Stuart Hall (2006) e Lev Vigotsky (1992). O resultado da pesquisa foi que, em sua maioria,as crianças demonstraram uma atitude repulsiva em relação ao cabelo da personagem da história, com a exceção de Lalá e Lulu que aceitaram bem a história, se identificaram completamente com ela, demonstraram reconhecimento com a personagem da história a todo o momento. Ambos são de descendência afro e eles tiveram essa atitude possivelmente porque cresceram em um meio onde a cultura afro é valorizada. A literatura muito contribui para a formação das identidades das crianças. A identidade é construída ao longo da vida e, segundo Hall, ela muda de acordo com a forma como o sujeito é interpelado ou representado. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cabelo | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Contação de história | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Representação simbólica | pt_BR |
dc.title | Lelê gosta do que vê, e você? as travessias das crianças no percurso da sua construção identitária | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Silva, Andréa Betânia da | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/Faced | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)
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