Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pereira, Fernanda Almeida | - |
dc.contributor.author | Sousa, Josefa Romania Santana de | - |
dc.creator | Sousa, Josefa Romania Santana de | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-01T17:04:53Z | - |
dc.date.available | 2016-08-01T17:04:53Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-01 | - |
dc.date.submitted | 2016-06-18 | - |
dc.identifier.other | Tese | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19895 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como tema a brincadeira nas classes de Educação Infantil e sua inserção nos planejamentos pedagógicos, uma vez que sua problemática esteja centrada em como a brincadeira tem sido (ou não) inserida no planejamento pedagógico de professoras de professoras da Educação Infantil na Escola Municipal de Educação Infantil Emília Maria em Fátima/Bahia? Ao iniciar essa pesquisa foram levantados alguns objetivos e o principal foi: analisar de que forma a brincadeira tem sido (ou não) inserida/contemplada no planejamento pedagógico das professoras de Educação Infantil da EMEIEM no município de Fátima/Bahia. E para organizar esse trabalho, a fim de alcançar os objetivos propostos, foi construído inicialmente um memorial da formação em exercício e um quadro teórico sobre a brincadeira nas classes de educação infantil com seus sub tópicos: o papel do professor no brincar infantil e o fazer pedagógico e suas ações, conteúdos que serviram para estruturar o trabalho. Participaram do estudo 18 crianças na faixa etária de 5 a 6 anos e 3 professoras, pertencente à rede pública de ensino, no município de Fátima, Bahia. Foram utilizados instrumentos como observação, diário de campo, fotografias e a questão mais relevante da pesquisa é que a pesquisadora é coordenadora pedagógica (educador-intelectual-pesquisador) da própria instituição de ensino e a metodologia utilizada foi com base em MACEDO (2010) a etnopesquisa-formação. A pesquisa revelou o quanto é forte a preocupação em antecipar os conteúdos do ensino fundamental e o quanto é preocupante esse brincar só quando sobrar tempo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | MEC/SEB | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | A brincadeira nas classes de educação infantil e sua inserção nos planejamentos pedagógicos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Vieira, Camile Viana da Cunha Silva | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/Faced | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação Pré-escolar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)
|