Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Souza, Edna Rodrigues de | - |
dc.contributor.author | Santos, Silvânia Oliveira Estrela | - |
dc.creator | Santos, Silvânia Oliveira Estrela | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-11T17:07:45Z | - |
dc.date.available | 2016-08-11T17:07:45Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-11 | - |
dc.date.submitted | 2016-06-18 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20023 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa “A brincadeira como elemento de mediação e socialização na Educação Infantil, tem como objeto alunos do grupo 4 de uma dada escola da rede municipal de Santa Bárbara, Bahia. Utilizando como referência obras e artigos referentes a temática o brincar na Educação Infantil, no que tange ao processo histórico, a relevância do brincar na construção de conhecimentos e como o educador pode mediar favorecendo significância das mesmas para seus discentes. Para tanto me baseio nos estudos de Alves (2005); Bomtempo (1999); Chizzotti (2001); Gil (1999); Kishimoto (1999); Macedo (2004); Moyles (2002); Oliveira (2002); Sarmento (2004) e Willems (1964). O objetivo deste trabalho foi analisar como a brincadeira pode contribuir na melhoria das relações entre as crianças mediando à socialização entre eles da Educação Infantil (grupo 4). A análise através da observação e coparticipação indicou que o brincar é essencial e indispensável no processo de desenvolvimento das crianças, pois, a partir das brincadeiras o conhecimento vai se moldando, trazendo significância, novas relações se constroem. Dessa maneira, é válido afirmar que o brincar é parte integrante da Educação Infantil, contribuindo significadamente para o processo ensino-aprendizagem. Isso pôde ser analisado e refletido a partir da observação e coparticipação que contribuíram com a dada pesquisa. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT
This research "The game as part of mediation and socialization in early childhood education,
is to group students object 4 from a given school municipal Santa Barbara, Bahia. Using as
reference books and articles related to the theme playing in kindergarten, with respect to the
historical process, the importance of play in the construction of knowledge and how the
teacher can mediate significance favoring the same for their students. Therefore I base my
studies of Alves (2005); Bontempo (1999); Chizzotti (2001); Gil (1999); Kishimoto (1999);
Macedo (2004); Moyle (2002); Oliveira (2002); Sarmento (2004) and Willems (1964). The
aim of this study was to analyze how the game can contribute to the improvement of relations
between children mediating socialization among them of early childhood education (group 4).
The analysis through observation and joint participation indicated that the play is essential
and indispensable in the children's development process, because from the games knowledge
will casting, bringing significant new relationships are built. Thus, it is fair to say that the play
is an integral part of early childhood education, significadamente contributing to the teachinglearning
process. This could be analyzed and reflected from the observation and coparticipation
that contributed to the given search. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Brincar | pt_BR |
dc.subject | Mediação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Early childhood education | pt_BR |
dc.subject | Playing | pt_BR |
dc.subject | Mediation | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.title | A brincadeira como elemento de mediação e socialização na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Ribeiro, Silvanne | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/Faced | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)
|