https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20178
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Ler: uma brincadeira possível no Grupo 5 |
Autor(es): | Pinheiro, Maria de Fátima |
Autor(es): | Pinheiro, Maria de Fátima |
Abstract: | Esta pesquisa intitulada Ler: uma brincadeira possível no grupo 5, surge mediante inquietação fomentada a partir do projeto didático “Brincar de Ler e Ler Brincando” elaborado com duas finalidades: como instrumento investigativo e para atender ao desejo de refletir sobre a prática pedagógica na educação infantil, à luz de uma pesquisa científica que busca analisar como as atividades lúdicas pautadas no referido projeto podem contribuir para a constituição do sujeito leitor no grupo 5. A pesquisa concebe a leitura como brincadeira na educação infantil e busca apoio argumentativo nas Leis e orientações à Lei que legitimam a primeira etapa da educação básica, salientando a importância das práticas pedagógicas e interações para a constituição do sujeito leitor pela via da brincadeira, letramento e enleituramento. Neste trabalho, foi feita uma pesquisa de natureza qualitativa de inspiração etnometodológica e tradição etnográfica. A observação e a vivência no campo serviram para estruturar e sistematizar o referido trabalho, o qual estará respaldado pelos fundamentos teóricos de Kishimoto (2007), Oliveira (2015), Soares (2004), Freire (2001), Lerner (2002) entre outros que apontam o caminho de como as práticas lúdicas, através da recitação e encenação de parlendas podem contribuir para a constituição do sujeito leitor. Os sujeitos da pesquisa foram uma professora e dezesseis crianças. Os resultados da pesquisa apontam que a recitações e encenações de parlendas, em conjunto com práticas de leitura brincantes, contribuem para a constituição do sujeito leitor. |
Palavras-chave: | Educação infantil Sujeito leitor Letramento Enleituramento |
CNPq: | Educação Educação Pré-Escolar |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/Faced |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20178 |
Data do documento: | 29-Ago-2016 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED) |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.