https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20297
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Jogos e brincadeiras: benefícios do lúdico no desenvolvimento cognitivo das crianças da educação infantil |
Autor(es): | Carmo, Rita de Cassia Lima do |
Autor(es): | Carmo, Rita de Cassia Lima do |
Abstract: | O presente trabalho monográfico analisa a minha própria pratica tendo como objetivo
geral investigar a importância de se trabalhar o lúdico como um instrumento
pedagógico de aprendizagem facilitador para o desenvolvimento cognitivo da criança
na educação infantil. A Atividade lúdica, representada por jogos e brincadeiras é um
recurso pertinente que traz benefícios a todas os alunos, proporcionando momentos
únicos de prazer, cooperação, integração, responsabilidade, e comprometimento com
o aprender. O estudo foi realizado através da etnopesquisa e pesquisa bibliográfica
em que a primeira permitiu-me ser pesquisadora observadora, refletir e analisar a
minha pratica em sala de aula em relação a importância da ludicidade como
metodologia preponderante para beneficiar a aprendizagem cognitiva das crianças da
educação infantil. A ludicidade oferece benefícios para o desenvolvimento da criança,
o interesse da criança em aprender cresce, sua motivação aumenta, pois ela se sente
mais estimulada em aprender o que lhe está sendo ensinado, promovendo e
efetivando um processo de ensino aprendizagem mais significativo. ABSTRACT This monograph looks at my own practice with is to investigate the importance of work as playful as a pedagogical tool for facilitating learning for the child's cognitive development in early childhood education. The playful activity, represented by games and activities is a relevant feature that benefits all students, providing unique moments of pleasure, cooperation, integration, responsibility, and commitment to learn. The study was conducted by etnopesquisa and literature in the first allowed me to be observant researcher, reflect and analyze my practice in the classroom regarding the importance of playfulness as predominant methodology to benefit cognitive learning of children in early childhood education . The playfulness offers benefits for child development, child's interest in learning the grows, their motivation increases because it feels more stimulated to learn what he is being taught, promoting and effecting a more meaningful teaching and learning process. |
Palavras-chave: | Ludicidade Aprendizagem Professor |
CNPq: | Educação |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/Faced |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20297 |
Data do documento: | 8-Set-2016 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FACED.pdf | 831,55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.