Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20297
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Jogos e brincadeiras: benefícios do lúdico no desenvolvimento cognitivo das crianças da educação infantil
Autor(es): Carmo, Rita de Cassia Lima do
Autor(es): Carmo, Rita de Cassia Lima do
Abstract: O presente trabalho monográfico analisa a minha própria pratica tendo como objetivo geral investigar a importância de se trabalhar o lúdico como um instrumento pedagógico de aprendizagem facilitador para o desenvolvimento cognitivo da criança na educação infantil. A Atividade lúdica, representada por jogos e brincadeiras é um recurso pertinente que traz benefícios a todas os alunos, proporcionando momentos únicos de prazer, cooperação, integração, responsabilidade, e comprometimento com o aprender. O estudo foi realizado através da etnopesquisa e pesquisa bibliográfica em que a primeira permitiu-me ser pesquisadora observadora, refletir e analisar a minha pratica em sala de aula em relação a importância da ludicidade como metodologia preponderante para beneficiar a aprendizagem cognitiva das crianças da educação infantil. A ludicidade oferece benefícios para o desenvolvimento da criança, o interesse da criança em aprender cresce, sua motivação aumenta, pois ela se sente mais estimulada em aprender o que lhe está sendo ensinado, promovendo e efetivando um processo de ensino aprendizagem mais significativo.
ABSTRACT This monograph looks at my own practice with is to investigate the importance of work as playful as a pedagogical tool for facilitating learning for the child's cognitive development in early childhood education. The playful activity, represented by games and activities is a relevant feature that benefits all students, providing unique moments of pleasure, cooperation, integration, responsibility, and commitment to learn. The study was conducted by etnopesquisa and literature in the first allowed me to be observant researcher, reflect and analyze my practice in the classroom regarding the importance of playfulness as predominant methodology to benefit cognitive learning of children in early childhood education . The playfulness offers benefits for child development, child's interest in learning the grows, their motivation increases because it feels more stimulated to learn what he is being taught, promoting and effecting a more meaningful teaching and learning process.
Palavras-chave: Ludicidade
Aprendizagem
Professor
CNPq: Educação
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20297
Data do documento: 8-Set-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FACED.pdf831,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.