https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23383
Tipo: | Dissertação |
Título: | Triângulo de Pascal: Aplicações no Ensino Fundamental e Médio |
Autor(es): | Santiago, Tâmara Paiva |
Autor(es): | Santiago, Tâmara Paiva |
Abstract: | A presente dissertação apresentará um estudo acerca do Triângulo Aritmético quanto à sua funcionalidade como artifício facilitador do estudo de outros conteúdos. Com a análise histórica do surgimento do Triângulo desde as sociedades mais antigas até a época de Pascal, será mostrado um pouco da sua construção e o porquê do Triângulo Aritmético ser geralmente conhecido como Triângulo de Pascal. O objetivo principal desse trabalho é, através de uma síntese teórica, demonstrar a relação intrínseca entre o Triângulo de Pascal, a Análise Combinatória e o Binômio de Newton, proporcionando a utilização do triângulo em outros conteúdos do Ensino Médio, a exemplo da Trigonometria, das Progressões Aritméticas e das Potências de 11. Além disso, a utilização do Triângulo será mostrada também no Ensino Fundamental na busca de regularidades e padrões matemáticos. Dessa forma, será possível o desenvolvimento de estratégias didáticas e de novas práticas de ensino-aprendizagem da matemática no que diz respeito aos supraditos conteúdos. |
Palavras-chave: | Triângulo de Pascal Binômio de Newton Análise Combinatória Aplicações |
CNPq: | Ensino da Matemática |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23383 |
Data do documento: | 29-Jun-2017 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PROFMAT) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Final.pdf | 10,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.