Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Yartey, Joseph Nee Anyah | - |
dc.contributor.author | Fonseca, Julio Cesar Santos da | - |
dc.creator | Fonseca, Julio Cesar Santos da | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-29T12:59:40Z | - |
dc.date.available | 2017-06-29T12:59:40Z | - |
dc.date.issued | 2017-06-29 | - |
dc.date.submitted | 2017-01-13 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23415 | - |
dc.description.abstract | A principal proposta deste trabalho é usar o Lema de Sperner como uma ferramenta
matemática para realizar divisões de objetos formado por partes que apresentam
particularidades em que todos os envolvidos se sintam satisfeitos. Apesar deste lema ser usado também na topologia para provar o teorema do ponto fixo, evitaremos usar os conceitos topológicos e limitaremos o número de participantes nas divisões a três para não ultrapassarmos o nível compreensível ao Ensino Médio. Apresentaremos alguns jogos relacionados com o lema de Sperner mostrando através de tal lema que nesses jogos não existe a possibilidade de empate. Por fim, mostraremos o Teorema do ponto fixo de
Brouwer, em dimensão dois, usando o Lema de Sperner para um triângulo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Lema de Sperner | pt_BR |
dc.subject | Divisões de objetos | pt_BR |
dc.subject | Teorema do ponto fixo | pt_BR |
dc.title | O Lema de Sperner como uma Ferramenta para realizar Divisões | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Nee Anyah Yartey, Joseph | - |
dc.contributor.referees | Eduardo Ocampo Uribe, Oscar | - |
dc.contributor.referees | Teófilo Ataíde do Nascimento, Antônio | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Matemática. Departamento de Matemática. | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ensino da Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PROFMAT)
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