Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Brandão, José Maurício Valle | - |
dc.contributor.author | Santana, Rosa Eugênia Vilas Boas Moreira de | - |
dc.creator | Santana, Rosa Eugênia Vilas Boas Moreira de | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-24T11:04:25Z | - |
dc.date.available | 2017-07-24T11:04:25Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-24 | - |
dc.date.submitted | 2015-02 | - |
dc.identifier.other | 78.071.2 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23626 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo principal avaliar o Curso de Graduação em Regência da EMUS/UFB, relacionando-o com os Cursos de Graduação em Regência de outras Instituições de Ensino Superior no Brasil comparando-os em seus objetivos formativos. Como objetivos específicos, buscou-se descrever os programas gerais dos cursos e o desenvolvimento discente do curso oferecido pela EMUS/UFBA nos últimos quarenta e três anos, através da relação ingresso versus egressos. A metodologia, com abordagem quantitativa, foi estruturada em duas partes: na primeira parte foi realizado um levantamento das Instituições cadastradas no e-MEC e que oferecem o bacharelado em Regência; na segunda parte, o levantamento dos dados de ingressos e egressos, bem como o da estrutura curricular da Graduação em Regência da EMUS/UFBA. A pesquisa apoiou-se na defesa do currículo como construção social, ação essa que envolve todos os participantes do processo de ensino e aprendizagem. Outra base utilizada para a fundamentação teórica são os saberes musicais e extra musicais necessários ao regente. Ao final, a principal contribuição dessa pesquisa são as inferências advindas dos resultados encontrados: a apresentação das graduações em Regência no Brasil, suas matrizes curriculares, divulgando o leque de possibilidades para a formação em regência, além de fomentar uma discussão sobre a diversidade dos bacharelados existentes, contrapostos às exigências mercadológicas, sociais e às limitações curriculares. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Regência | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Graduação em Regência | pt_BR |
dc.title | FORMAÇÃO E PREPARAÇÃO PROFISSIONAL NA GRADUAÇÃO EM REGÊNCIA: O CASO UFBA E SUAS RELAÇÕES COM OUTROS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM REGÊNCIA NO BRASIL | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.referees | Fonseca, Ângelo Rafael Palma da | - |
dc.contributor.referees | Tourinho, Ana Cristina Gama dos Santos | - |
dc.publisher.departament | Escola de Música da UFBA | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Artes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGMUS)
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