Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Tourinho, Ana Cristina Gama dos Santos | - |
dc.contributor.author | Westermann, Bruno | - |
dc.creator | Westermann, Bruno | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-28T12:56:58Z | - |
dc.date.available | 2018-02-28T12:56:58Z | - |
dc.date.issued | 2018-02-28 | - |
dc.date.submitted | 2017-08-31 | - |
dc.identifier.other | W527 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25387 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho em como objeto de pesquisa a disciplina de violão do curso de
licenciatura em música a distância da UFRGS, ofertado entre os anos de 2008 e 2012. O
objetivo da pesquisa é identificar se a utilização de recursos tecnológicos digitais
influenciou de maneira relevante as características da interdisciplina Seminário
Integrador – Violão em algum momento da sua oferta no referido curso. O objeto é
analisado à luz da Teoria Ator-Rede (LATOUR, 2012; VENTURINI, 2010; FENWICK;
EDWARDS, 2010), relacionando-a ao contexto da cibercultura (LEMOS, 2013a;
2013b; BELL, 2001; LÉVY, 1999; 2002) e das tecnologias aplicadas ao ensino de
música. A concepção metodológica do trabalho é a Cartografia de Controvérsia
(LATOUR, 2012; VENTURINI, 2010), metodologia sugerida aos trabalhos quando se
trabalha com a Teoria Ator-Rede. A primeira etapa da pesquisa envolveu utilização de
técnicas de análise de conteúdo (BARDIN, 2011; BAUER, 2007) aplicadas às Unidades
de Estudos, estrutura de material didático adotada no curso estudado, com o objetivo de
identificar características e mudanças sofridas por esta interdisciplina ao longo do curso.
Na segunda etapa, a partir dos resultados da primeira, foram feitas entrevistas com os
sujeitos envolvidos com a produção destes materiais, procurando identificar os
elementos que influenciaram nas referidas características e mudanças. Ao final do
trabalho são identificados os principais elementos responsáveis pelas características e
mudanças identificadas e, na conclusão do trabalho, são destacados dentro destes
elementos, quais deles se relacionam diretamente com o contexto das tecnologias e da
internet. Os resultados desta pesquisa indicam que muitas das características desta
interdisciplina foram influenciadas por elementos tecnológicos, mas estas giram em
torno dos formatos de disponibilização dos materiais, organização e distribuição dos
conteúdos. Não foram verificadas mudanças significativas no que diz respeito à maneira
de ensinar violão, estratégias de ensino e conteúdos a serem abordados, influenciados
pelos recursos tecnológicos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Música - instrução e ensino | pt_BR |
dc.subject | Violão - estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | As coisas e o ensino de violão: relação entre tecnologias digitais e características do ensino do instrumento no contexto da educação a distância | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.referees | Nunes, Helena de Souza | - |
dc.contributor.referees | Braga, Simone Marques | - |
dc.contributor.referees | Barbosa, Joel Luís da Silva | - |
dc.contributor.referees | Almeida, Luciano André da Silva | - |
dc.publisher.departament | Escola da Música | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Artes/Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGMUS)
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