Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Lima, Bruno Chaves Correia | - |
dc.contributor.author | Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz | - |
dc.contributor.author | Pereira, Cícero Roberto | - |
dc.contributor.author | Gondim, Sônia Maria Guedes | - |
dc.creator | Lima, Bruno Chaves Correia | - |
dc.creator | Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz | - |
dc.creator | Pereira, Cícero Roberto | - |
dc.creator | Gondim, Sônia Maria Guedes | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-21T16:31:41Z | - |
dc.date.available | 2018-03-21T16:31:41Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.issn | 1982-7849 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25562 | - |
dc.description.abstract | Desenvolveu-se, testou-se e validou-se um inventário (ISOA) composto pela Escala de Suportes Organizacionais à Aquisição de Competências (ESOAC) e pela Escala de Suportes Organizacionais à Transferência para o Trabalho (ESOTT). Subdivididos em material e psicossocial, suportes correspondem ao apoio organizacional para a aprendizagem individual. A partir de revisão de escalas de suportes nacionais e internacionais, elaborou-se o inventário, submetendo-o à validação de seu conteúdo (análise de juízes e pré-testes). Para a validação de construto foram aplicadas análises fatoriais exploratórias (Estudo 1) e confirmatórias (Estudo 2) a resultados coletados em um banco público e em uma Organização Não Governamental, respectivamente. O Estudo 1 permitiu propor escalas com parâmetros adequados de validade e confiabilidade para medir os constructos. O Estudo 2 confirma, por Análises Fatoriais Confirmatórias, a adequação das escalas. Contribui-se para a literatura sobre aprendizagem nas organizações na medida em que são apresentados instrumentos com evidências de validade e confiabilidade dos suportes à aprendizagem e à transferência, diferenciados porque relacionam os suportes recebidos a experiências específicas (não genéricas) e interrelacionadas de aprendizagem (aquisição/retenção) e a transferências dessas aprendizagens para o trabalho. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | ANPAD | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac2017160316 | pt_BR |
dc.subject | Suporte à aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Suporte à aquisição | pt_BR |
dc.subject | Suporte à transferência | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem individual | pt_BR |
dc.subject | Escala | pt_BR |
dc.title | Inventário de Suporte Organizacional à Aprendizagem: Desenvolvimento e Evidências de Validação | pt_BR |
dc.title.alternative | Revista de Administração Contemporânea | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.identifier.number | v. 21, n. 5, p. 710-729 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (NPGA)
|