https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25562
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Inventário de Suporte Organizacional à Aprendizagem: Desenvolvimento e Evidências de Validação |
Título(s) alternativo(s): | Revista de Administração Contemporânea |
Autor(es): | Lima, Bruno Chaves Correia Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz Pereira, Cícero Roberto Gondim, Sônia Maria Guedes |
Autor(es): | Lima, Bruno Chaves Correia Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz Pereira, Cícero Roberto Gondim, Sônia Maria Guedes |
Abstract: | Desenvolveu-se, testou-se e validou-se um inventário (ISOA) composto pela Escala de Suportes Organizacionais à Aquisição de Competências (ESOAC) e pela Escala de Suportes Organizacionais à Transferência para o Trabalho (ESOTT). Subdivididos em material e psicossocial, suportes correspondem ao apoio organizacional para a aprendizagem individual. A partir de revisão de escalas de suportes nacionais e internacionais, elaborou-se o inventário, submetendo-o à validação de seu conteúdo (análise de juízes e pré-testes). Para a validação de construto foram aplicadas análises fatoriais exploratórias (Estudo 1) e confirmatórias (Estudo 2) a resultados coletados em um banco público e em uma Organização Não Governamental, respectivamente. O Estudo 1 permitiu propor escalas com parâmetros adequados de validade e confiabilidade para medir os constructos. O Estudo 2 confirma, por Análises Fatoriais Confirmatórias, a adequação das escalas. Contribui-se para a literatura sobre aprendizagem nas organizações na medida em que são apresentados instrumentos com evidências de validade e confiabilidade dos suportes à aprendizagem e à transferência, diferenciados porque relacionam os suportes recebidos a experiências específicas (não genéricas) e interrelacionadas de aprendizagem (aquisição/retenção) e a transferências dessas aprendizagens para o trabalho. |
Palavras-chave: | Suporte à aprendizagem Suporte à aquisição Suporte à transferência Aprendizagem individual Escala |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | ANPAD |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25562 |
Data do documento: | 2017 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (NPGA) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Inventário de Suporte Organizacional à Aprendizagem Desenvolvimento e Evidências de Validação.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.