Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Matos, Lúcia Helena Alfredi de | - |
dc.contributor.author | Soares, Arilma de Sousa | - |
dc.creator | Soares, Arilma de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-03T18:22:11Z | - |
dc.date.available | 2018-04-03T18:22:11Z | - |
dc.date.issued | 2018-04-03 | - |
dc.date.submitted | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25676 | - |
dc.description.abstract | Este estudo tem como lócus de investigação o Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação à Docência (PIBID). A estratégia governamental institucionalizada pelo
Ministério da Educação e Cultura (MEC) abrange diversas áreas de conhecimento.
Para esta pesquisa, assumimos como recorte o PIBID Dança de duas Instituições de
Ensino Superior. Nossa questão central é inquirir em que medida os processos
artístico-pedagógicos em dança adotados nas práticas dos participantes do PIBID
Dança da UFRN e da UFBA, em escolas municipais, apontam para a existência de
políticas de cooperação instauradas nessas práticas. Nesse sentido, a cooperação
é abordada na perspectiva de Sennett (2012) como a “arte de interagir”. Para
apresentar outras visões de cooperação, convidamos autores como Jean Piaget e
Lev Vigostky. A cooperação norteia a análise desse estudo, sendo vista como
estratégia de ensino, seja nas trocas, na gestão de conflitos, na interação,
reciprocidade e por relações que ressoem dialogia entre os atores sociais envolvidos:
professores, estudantes e pesquisadores. Destarte, a investigação reconhece a
complexidade e especificidade dos contextos, bem como a diversidade e
individualidade dos sujeitos coimplicados nesse processo. As quatro escolas foram
referenciadas como comunidade, visando a observar a cooperação nas relações
socioeducativas e artístico-pedagógicos. Para tanto, a abordagem da pesquisa, de
natureza qualitativa, adota a etnopesquisa implicada (MACEDO, 2010), com a
realização de observações do campo e entrevistas semiestruturadas. Percebe-se
que o PIBID, ao aproximar universidade e escola, antecipa as expectativas do
estudante de licenciatura sobre a escola; por sua vez, o professor da escola, ao
narrar seus modos de planejar, estabelece relação de reciprocidade e potenciais
artísticos nessa experiência em sala de aula. Assim, desvelam-se, na medida do
possível, outros modos de atuação e políticas de cooperação. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cooperação | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Estratégias | pt_BR |
dc.subject | Implicação | pt_BR |
dc.subject | Pibid-Dança | pt_BR |
dc.title | PIBID DANÇA na UFBA e na UFRN: Políticas de cooperação na experiência docente | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Aquino, Rita Ferreira de | - |
dc.contributor.referees | Gadelha, Rosa Cristina Primo | - |
dc.publisher.departament | Escola de Dança | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós - Gradução em Dança | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Dança | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGDANCA)
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