https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27297
Tipo: | Dissertação |
Título: | A INDUMENTÁRIA DO ESPETÁCULO CÊNICO DA PAIXÃO DE CRISTO, EM NOVA JERUSALÉM (PE): TRANSFORMAÇÃO DOS FIGURINOS DE HERODES E PILATOS, E TRANSFIGURAÇÃO DOS DEMÔNIOS – DE 1954 A 2004 |
Autor(es): | Queiroz, Andréa Cavalcante de Almeida |
Autor(es): | Queiroz, Andréa Cavalcante de Almeida |
Abstract: | A pesquisa aponta e analisa as criações dos figurinos, de Victor Moreira, para o
espetáculo Paixão de Cristo.
Importante descrever processos e materiais, registrando fotograficamente os
figurinos existentes no acervo de Nova Jerusalém e os croquis do acervo do referido
artista e outras imagens de livros de Carlos Reis, Jamildo Melo e Diva Pacheco, pois
resgata parte da história do teatro histórico, religioso e cultural pernambucano,
nordestino e até brasileiro. Somada a investigação fontes bibliográficas, e levando
em consideração à história oral, nas entrevistas e depoimentos de Victor Moreira,
Marina Pacheco, Arnaldo Siqueira e Antonio Lopes, sendo este último quem me
levou a Victor Moreira, bem como, à análise do acervo do artista formatando o meu
objeto da pesquisa enquanto história e cultura.
Faço estudo qualitativo, descritivo e analítico das montagens do ano de 1954 ao ano
de 2004, pontuando como se deu a evolução dos figurinos de Herodes, Pilatos e
Demônios. A transformação vista etimologicamente como mudanças nos figurinos de
Herodes e Pilatos, e a transfiguração, estabelecida enquanto etimologia, dos três
Demônios ao assimilar formas diferentes. Levando-me a estabelecer nos meus
relatos os processos criativos como processo de trabalho que incorpora pesquisa do
artista, técnicas da produção, no que concerne a elaboração dos figurinos do
espetáculo como um todo e no particular das personagens Herodes, Pilatos e
Demônios. The research show and analyze the Victor Moreira’s costume creations, for the Passion of Christ‘s play. It’s Important to describe the processes and materials, recording by photos the costumes featured in the collection of New Jerusalem and sketches of the collection of that artist and other images of books of Carlos Reis, Jamildo Melo and Diva Pacheco, rescues part of the history of the old theater, religious and cultural of Pernambuco, as northeastern as Brazil. Added research literature sources, and considering the oral history interviews and testimonials from Victor Moreira, Marina Pacheco, Arnaldo Siqueira and Antonio Lopes, the latter who took me to Victor Moreira, and for the analysis of collection of the artist being formatting the object of my research as history and culture. I made a qualitative, descriptive and analytical study of the productions of the year 1954 to 2004, highlighting how was the evolution of the costumes of Herod, Pilate and Demons. The transformation view etymologically as changes in the costumes of Herod and Pilate, and the transfiguration, established as etymology, the three Demons to assimilate different forms. Leading me to establish in my reports the creative process as a work process that incorporates artist’s research, his concept and constrution production techniques, concerning the preparation of the costumes of the show as a whole and in particular the characters Herod, Pilate and Demons. |
Palavras-chave: | Moreira, Victor Indumentária - Teatro Figurino - Personagem Nova Jerusalém (PE) - Teatro Paixão de Cristo (Peça de teatro) Personagem New Jerusalem Passion of Christ Costume Theatre Characte |
CNPq: | Lingüística, Letras e Artes |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27297 |
Data do documento: | 11-Set-2018 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAC) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FINAL - Dissertação com ABNT - Andréa Almeida.pdf | 22,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.