https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28034
Tipo: | Tese |
Título: | OS PRINCÍPIOS COMPOSITIVOS CANTE E DANCE COM A GENTE APLICADOS A ARRANJOS MUSICAIS ESCOLARES |
Autor(es): | Santos, Cláudia Elisiane Ferreira |
Autor(es): | Santos, Cláudia Elisiane Ferreira |
Abstract: | Esta tese, do tipo Estudo de Caso, tem como objetivo geral a apresentação de um Roteiro para
Elaboração de Arranjo para Canções Escolares CDG, fundamentado nos Princípios
Compositivos da Proposta Musicopedagógica Cante e Dance com a Gente (CDG). Para isso,
utiliza metodologia da pesquisa aplicada, qualificativa; objetivos exploratórios; três
abordagens; e instrumentos de coleta de dados próprios, elaborados para atender a cada um
dos três objetivos específicos, a saber: Pesquisa Documental nas Unidades de Estudo das
interdisciplinas do curso de Licenciatura em Música EaD da UFRGS (PROLICENMUS), nos
Eixos Execução Musical, e Condução e Finalização, da Matriz Curricular do curso, além de
dois cursos de Extensão, a fim de estabelecer o conceito de Arranjos para Canções Escolares e
extrair ideias, para propor um Roteiro preliminar de ensino; Pesquisa-Ação, na aplicação do
Roteiro de Elaboração de Arranjos junto aos alunos do Curso de Licenciatura em Música da
UEFS, a fim de verificar a validade do conceito enunciado; e a Interpretação Hermenêutica,
pela qual os dados coletados foram discutidos, com a finalidade de caracterizar princípios,
elementos e habilidades que devem ser levados em consideração na construção de Arranjos
para a Canção Escolar. Os dados foram discutidos à luz da fundamentação teórica escolhida:
Proposta Musicopedagógica Cante e Dance com a Gente (CDG), de Helena de Souza Nunes
(2005; 2015; 2017), Abordagem Multimodal, de Marion Verhaalen (1989), e conceito de
Paisagem Sonora, de Murray Schafer (2001). Com esta investigação, foi possível chegar ao
Roteiro de Elaboração de Arranjos para Canções Escolares buscado. De acordo com os
Princípios Compositivos CDG, o arranjo, criado de forma coletiva e com autoria colaborativa,
deve estar de acordo com as características e o sentido da canção, ampliando-os e
valorizando-os por meio de exploração e uso de sonoridades vocais/instrumentais
convencionais e alternativas. Considera-se que a aplicação dos conhecimentos musicais e
técnicos, neste trabalho, atende aos diversos níveis musicais dos executantes, encontrando-se
integrada ao contexto e à aceitação do Outro, assim como permanecendo aberta a novas
interferências, conforme cada nova interpretação e de acordo com os atores disponíveis no
momento. This thesis presents a Guide for Arrangement Preparation for School Songs CDG, based on the Composite Principles of the CDG’s Music Pedagogical Proposal “Sing and Dance with us” by Helena de Souza Nunes (CDG). For this investigation, the methodology adopted was Applied Research, Qualitative Research, with Exploratory Objectives, constituting a Case Study, which utilized its own data instrument collection, elaborated to meet each of the three Specific Objectives, under three approaches, namely: a) Documentary Research, examining the Study Units of Interdisciplinary Degree in Music (distance learning) in the Federal University of Rio Grande do Sul (PROLICENMUS), in the structure of Musical Execution and Conduction and Finalization of the Curricular Matrix of the course, besides two Extension courses, in order to establish the concept of Arrangements for School Songs and extract ideas for primary teaching guide propose; b) Action Research, in the implementation of the Elaboration of Arrangements Course along with the students of the Music Licentiate Degree of the UEFS, in order to verify legitimacy of the concept and the Hermeneutic Interpretation, through in which the collected data was discussed, with the purpose of characterizing principles, elements and abilities, that must be taken into account in the construction of Arrangements for School Songs; and, finally, c) Discussion, which the data were examined according to the theoretical basis chosen: Musicopedagógica Proposal Sing and Dance with People (CDG) by Helena de Souza Nunes (2005; 2015; 2017), Multimodal Approach, of Marion Verhaalen (1989) and concept of Sonorous Landscape, of Murray Schafer (2001). With this investigation, it was possible to achieve the drafting script of Arrangements for School Songs, where, according to the CDG Compositional Principles, an Arrangement, created in a collective form and with a collaborative authorship, must be in accordance with the characteristics and meaning of the song, amplifying and valuing it by means of exploration and use of conventional and alternative vocal/instrumental sonorities, considering that application of musical and technical knowledge, in this work, meets to different musical levels of performers, being the final product integrated to the context and acceptance of the Other, just as remaining open to new interferences, as each new interpretation and actors available, at the moment. |
Palavras-chave: | Arranjo Princípios Compositivos CDG Formação do professor de Música Música - instrução e ensino |
CNPq: | Arte/Música |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | PPGMUS |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Música |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28034 |
Data do documento: | 26-Nov-2018 |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGMUS) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cláudia Santos Tese_versao_final.pdf | 8,73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.