Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Jesus, Marta Lícia Teles Brito de | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Rosa Helena Ribeiro | - |
dc.creator | Teixeira, Rosa Helena Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-07T17:41:05Z | - |
dc.date.available | 2019-03-07T17:41:05Z | - |
dc.date.issued | 2019-03-07 | - |
dc.date.submitted | 2018-12-21 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28772 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem o objetivo de analisar o programa Universidade Para Todos (UPT), curso pré-vestibular/ENEM promovido pelo governo do Estado da Bahia, desde 2004. Para tanto, apresenta-se uma análise do programa sob a ótica dos documentos que o embasam e do que diz a produção acadêmica a respeito do UPT. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental, a partir de uma abordagem qualitativa. A pesquisa sobre o Programa foi norteada pela curiosidade em conhecer quais as possíveis contribuições do UPT na vida de jovens de camadas populares de escolas públicas baianas, sendo pertinente investigar os desafios atuais e históricos da educação superior no Brasil, bem como, os cursos pré-vestibulares populares e as discussões sobre juventudes e políticas de democratização da educação superior. Quanto às considerações deste trabalho, o UPT se coloca enquanto uma via possível para jovens negros das camadas populares e estudantes de escolas públicas ingressarem na educação superior, visto que a Educação Básica pública não os prepara para dar continuidade aos estudos após a conclusão do ensino médio. O UPT pode diminuir a probabilidade de esses estudantes permanecerem excluídos da educação superior, muito embora não atenda a demanda de estudantes que desejam ingressar no programa e a literatura pesquisada aponte a necessidade de ajustes na execução do UPT. Por fim, espera-se com este estudo estimular outras produções acerca do UPT, através de um olhar mais específico para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de políticas públicas educacionais focalizadas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Programa Universidade Para Todos | pt_BR |
dc.subject | Democratização da educação superior | pt_BR |
dc.subject | Juventudes | pt_BR |
dc.subject | Cursos pré-vestibulares | pt_BR |
dc.subject | Política educacional | pt_BR |
dc.subject | Exame Nacional do Ensino Médio | pt_BR |
dc.title | O Programa Universidade Para Todos (UPT): aproximações com o cursinho pré-enem do Governo do Estado da Bahia (2004-2018) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Gatinho, Andrio Alves | - |
dc.contributor.referees | Almeida, Gabriel Swahili Sales de | - |
dc.contributor.referees | Pereira, Rodrigo da Silva | - |
dc.contributor.referees | Jesus, Marta Lícia Teles Brito de | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Colegiado de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/Faced | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
|