Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Elaine Cristina de | - |
dc.contributor.author | Pereira , Cáritas da Hora | - |
dc.creator | Pereira , Cáritas da Hora | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-12T11:52:46Z | - |
dc.date.available | 2019-04-12T11:52:46Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-12 | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29297 | - |
dc.description.abstract | Compreender e analisar quais práticas de diagnóstico têm sido realizadas por fonoaudiólogos que atuam em instituições públicas e privadas de ensino. Métodos: trabalho de natureza empírica e desenho estrutural qualitativo, descritivo e de corte transversal. Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, sob o parecer de nº 017863/2017. Os participantes foram identificados a partir da técnica snowball. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e, após a coleta, os dados foram transcritos, organizados, selecionados, categorizados, e depois analisados. Resultados: participaram da pesquisa cinco fonoaudiólogos. Verifica-se que, de modo geral, os fonoaudiólogos associam o termo “diagnóstico” à realização de triagens; comparece a prática do diagnóstico clínico; e somente um informante fez menção ao diagnóstico institucional, prática esta voltada para a caracterização da instituição escolar. Não foi observada menção ao diagnóstico situacional, ferramenta que auxilia o fonoaudiólogo a conhecer os problemas e as necessidades sociais. Trata-se de um processo participativo, que envolve o conhecimento e as experiências de vários atores, para pensar os fatores determinantes que comparecem na rede explicativa dos problemas educacionais/escolares. Conclusões: destaca-se a importância do diagnóstico situacional, a fim de se realizar uma análise técnica, social, econômica e política do contexto educacional. Alicerçada pela escuta mais aberta dos diversos atores, pode-se organizar práticas que não sejam definidas a priori pelo profissional fonoaudiólogo, mas construídas no diálogo com a escola, constituindo uma prática menos medicalizante. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.title | Considerações sobre a prática do diagnóstico na fonoaudiologia educacional | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Oliveira, Danielle Pinheiro Carvalho | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.initials | ICS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fonoaudiologia (ICS)
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