https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29297
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Considerações sobre a prática do diagnóstico na fonoaudiologia educacional |
Autor(es): | Pereira , Cáritas da Hora |
Autor(es): | Pereira , Cáritas da Hora |
Abstract: | Compreender e analisar quais práticas de diagnóstico têm sido realizadas por fonoaudiólogos que atuam em instituições públicas e privadas de ensino. Métodos: trabalho de natureza empírica e desenho estrutural qualitativo, descritivo e de corte transversal. Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, sob o parecer de nº 017863/2017. Os participantes foram identificados a partir da técnica snowball. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e, após a coleta, os dados foram transcritos, organizados, selecionados, categorizados, e depois analisados. Resultados: participaram da pesquisa cinco fonoaudiólogos. Verifica-se que, de modo geral, os fonoaudiólogos associam o termo “diagnóstico” à realização de triagens; comparece a prática do diagnóstico clínico; e somente um informante fez menção ao diagnóstico institucional, prática esta voltada para a caracterização da instituição escolar. Não foi observada menção ao diagnóstico situacional, ferramenta que auxilia o fonoaudiólogo a conhecer os problemas e as necessidades sociais. Trata-se de um processo participativo, que envolve o conhecimento e as experiências de vários atores, para pensar os fatores determinantes que comparecem na rede explicativa dos problemas educacionais/escolares. Conclusões: destaca-se a importância do diagnóstico situacional, a fim de se realizar uma análise técnica, social, econômica e política do contexto educacional. Alicerçada pela escuta mais aberta dos diversos atores, pode-se organizar práticas que não sejam definidas a priori pelo profissional fonoaudiólogo, mas construídas no diálogo com a escola, constituindo uma prática menos medicalizante. |
Palavras-chave: | Educação Fonoaudiologia |
CNPq: | Saúde |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | ICS |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29297 |
Data do documento: | 12-Abr-2019 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fonoaudiologia (ICS) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - 2018.2 - CÁRITAS HORA - Versão final.pdf | 680,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.