Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29330
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFischer, Tania Maria Diederichs-
dc.creatorCaggy, Ricardo Costa da Silva Souza-
dc.date.accessioned2019-04-16T21:23:29Z-
dc.date.available2019-04-16T21:23:29Z-
dc.date.issued2019-04-16-
dc.date.submitted2018-04-13-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29330-
dc.description.abstractEste trabalho analisou o impacto de instituições confessionais de ensino (ICEs) no processo de desenvolvimento do local (DL). Para tanto foram escolhidos dois casos para estudo, o primeiro da Universidade Adventista del Plata (UAP), localizada na cidade de Libertador San Martin, na Argentina. O segundo caso analisado foi o da Faculdade Adventista da Bahia (FADBA), localizada no povoado de Capoeiruçú, no município de Cachoeira, Bahia Brasil. Para esta análise foi utilizada da entrevista com atores sociais e gestores da IES, análise dos documentos oficiais das ICEs, análise de dados estatísticos do governo, observação direta in loco e no caso da FADBA foi acrescida a análise da aplicação de um questionário com estudantes e funcionários da IES. Os dados coletados foram analisados em cinco dimensões: econômica, conhecimento, social, territorial/ambiental e cultural/moral. As entrevistas foram analisadas com o uso do software Nvivo11 e utilizou-se no método de análise de conteúdo para os dados. Os resultados da pesquisa apontam para um impacto das instituições na constituição dos territórios em todas as dimensões, sendo que na percepção dos entrevistados os principais impactos estão nas dimensões morais, sociais e econômicas. Através da análise dos dados é possível perceber a importância das instituições para a criação dos territórios, no caso da UAP a cidade nasceu em função da existência da Universidade e das empresas ligadas a ela e a Igreja que mantém esta instituição, além disso a homogeneidade cultural no processo de formação e desenvolvimento da cidade, permitiu que neste caso a influência da instituição fosse ainda maior, tendo o seu conjunto de crenças e valores imbricados na vida cotidiana de toda cidade e até mesmo dos serviços públicos. A participação dos membros da instituição na vida pública da cidade também é um fator de relevância que determina este espaço. No caso da FADBA a heterogeneidade do território desde a sua gênese e a proximidade com a cidade não permitiu que a organização tivesse uma influência tão forte quanto no primeiro caso, mas são inegáveis as contribuições da instituição. Adicionalmente foi evidenciado que em ambos os casos o compartilhamento das crenças, valores e ritos da religião através da educação superior criou em ambos os casos uma comunidade moral, em que a moral e a ética dos membros são evidenciadas nas suas atitudes e no seu comportamento social, criando um espaço compartilhado de valores. Adicionalmente, foi possível perceber que além da atratividade que uma instituição de ensino gera para o local, instituições de cunho confessional tem a possibilidade de atrair membros da sua denominação religiosa em busca do espaço compartilhado de valores, o que dá ao território a conotação de um espaço de esperança, formado como um refúgio para pessoas que procuram abrigo próximo da instituição de pessoas que mantenham os mesmos códigos culturais.pt_BR
dc.description.abstractThis work analyzed the impact of denominational teaching institutions (ICEs) on the local development process (DL). For that, two cases were chosen for study, the first of the Universidad Adventista del Plata (UAP), located in the city of Libertador San Martin, Argentina. The second case analyzed was the Adventist College of Bahia (FADBA), located in the town of Capoeiruçú, in the city of Cachoeira, Bahia Brazil. For this analysis, it was used the interview with social actors and managers of the HEI, analysis of the official documents of the ICEs, analysis of statistical data of the government, direct observation in loco and in the case of FADBA was added the analysis of the application of a questionnaire with students and IES employees. The data collected were analyzed in five dimensions: economic, knowledge, social, territorial / environmental and cultural / moral. The interviews were analyzed using the software Nvivo11 and used in the content analysis method for the data. The results of the research point to an impact of institutions in the constitution of territories in all dimensions, and in the perception of the interviewees the main impacts are in the moral, social and economic dimensions. Through the analysis of the data it is possible to perceive the importance of the institutions for the creation of the territories, in the case of the UAP the city was born due to the existence of the University and the companies connected to it and the church that maintains this institution, besides the cultural homogeneity in the process of formation and development of the city, allowed in this case the influence of the institution was even greater, having its set of beliefs and values imbricated in the daily life of every city and even public services. The participation of the members of the institution in the public life of the city is also a factor of relevance that determines this space. In the case of FADBA the heterogeneity of the territory since its genesis and its proximity to the city did not allow the organization to have as strong an influence as in the first case, but the contributions of the institution are undeniable. In addition, it was evidenced that in both cases the sharing of beliefs, values and rites of religion through higher education created in both cases a moral community in which the morals and ethics of the members are evidenced in their attitudes and their social behavior, creating a shared space of values. In addition, it was possible to perceive that in addition to the attractiveness that an educational institution generates to the place, denominational institutions have the possibility of attracting members of their religious denomination in search of the shared space of values, which gives the territory the connotation of a space of hope formed as a refuge for people seeking shelter near the institution of people who maintain the same cultural codes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInstituições Confessionais de Ensinopt_BR
dc.subjectImpactopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Localpt_BR
dc.titleTerritórios de esperança: análise do impacto de instituições confessionais de ensino (ICE) no desenvolvimento localpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesClaudiani, Waiandt-
dc.contributor.refereesBenevides, Tania Moura-
dc.contributor.refereesFadul, Elvia Mírian Cavalcanti-
dc.contributor.refereesRibeiro, Nubia Moura-
dc.publisher.departamentEscola de Administraçãopt_BR
dc.publisher.programNúcleo de Pós-Graduação em Administração - NPGApt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
Aparece nas coleções:Tese (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ricardo Costa da Silva Souza Caggy.pdf4,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.