https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2946
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A violência escolar no contexto de privação de liberdade |
Título(s) alternativo(s): | Psicologia: ciência e profissão |
Autor(es): | Silva, Joelma Oliveira da Ristum, Marilena |
Autor(es): | Silva, Joelma Oliveira da Ristum, Marilena |
Abstract: | A violência no contexto escolar é um fenômeno que apresenta um forte incremento, atraindo crescentemente a atenção dos pesquisadores da área. Entretanto, as escolas instaladas nas unidades de privação de liberdade não têm merecido o mesmo interesse, apesar de sua reconhecida importância no direcionamento dos seus alunos, especialmente quando são adolescentes, para formas não delituosas de viver. Este artigo focaliza a violência dirigida ao professor por seus alunos adolescentes, em sala de aula, no contexto de unidades de privação de liberdade. A pesquisa objetivou compreender a percepção dos professores acerca do fenômeno, discutindo as especificidades das relações de ensino-aprendizagem, marcadas pelas características de uma escola inserida no sistema socioeducativo. Para a obtenção dos dados, foi utilizado um questionário com questões estruturadas e semiestruturadas, que permitiu constatar que, para os professores, as manifestações de violência se dão, em grande parte, de formas sutis, e são percebidas como capazes de afetar diretamente a atuação dos mesmos em sala de aula. |
Palavras-chave: | Violência escolar Interação professor-aluno Privação de liberdade Adolescentes |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2946 |
Data do documento: | 2010 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (IPS) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
v30n2a02.pdf | 941,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.