Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Mattos, Elsa de | - |
dc.contributor.author | Chaves, Antônio Marcos | - |
dc.creator | Mattos, Elsa de | - |
dc.creator | Chaves, Antônio Marcos | - |
dc.date.accessioned | 2011-09-28T15:59:12Z | - |
dc.date.available | 2011-09-28T15:59:12Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.issn | 1414-9893 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2947 | - |
dc.description | p. 540-555 | pt_BR |
dc.description.abstract | A inserção no trabalho e a conclusão da escola são consideradas elementos fundamentais da inserção social no mundo adulto para uma parcela significativa da população jovem em nosso país, especialmente para aqueles que necessitam trabalhar a fim de ajudar no sustento da família. Este artigo relata parte de um estudo que investigou experiências de transição para o trabalho de adolescentes aprendizes baianos. O objetivo foi compreender os significados construídos pelos jovens acerca das relações entre trabalho e escola. Participaram da pesquisa 10 adolescentes, de ambos os sexos, com idades entre 17 e 19 anos, egressos de um programa de aprendizagem. A coleta de dados incluiu entrevistas, questionário sociodemográfico e observação participativa. A análise de conteúdo mostrou que escola e trabalho são percebidos como mundos distantes. Os resultados ressaltam o envolvimento ativo dos jovens para superar suas dificuldades e negociar oportunidades, mostrando que, para eles, trabalho e escola são projetos concomitantes. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Adolescentes | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento do adolescente | pt_BR |
dc.title | Trabalho e escola: é possível conciliar? a perspectiva de jovens aprendizes baianos | pt_BR |
dc.title.alternative | Psicologia: Ciência e Profissão | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Brasília | pt_BR |
dc.identifier.number | v. 30, n.3 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (IPS)
|