https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2947
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Trabalho e escola: é possível conciliar? a perspectiva de jovens aprendizes baianos |
Título(s) alternativo(s): | Psicologia: Ciência e Profissão |
Autor(es): | Mattos, Elsa de Chaves, Antônio Marcos |
Autor(es): | Mattos, Elsa de Chaves, Antônio Marcos |
Abstract: | A inserção no trabalho e a conclusão da escola são consideradas elementos fundamentais da inserção social no mundo adulto para uma parcela significativa da população jovem em nosso país, especialmente para aqueles que necessitam trabalhar a fim de ajudar no sustento da família. Este artigo relata parte de um estudo que investigou experiências de transição para o trabalho de adolescentes aprendizes baianos. O objetivo foi compreender os significados construídos pelos jovens acerca das relações entre trabalho e escola. Participaram da pesquisa 10 adolescentes, de ambos os sexos, com idades entre 17 e 19 anos, egressos de um programa de aprendizagem. A coleta de dados incluiu entrevistas, questionário sociodemográfico e observação participativa. A análise de conteúdo mostrou que escola e trabalho são percebidos como mundos distantes. Os resultados ressaltam o envolvimento ativo dos jovens para superar suas dificuldades e negociar oportunidades, mostrando que, para eles, trabalho e escola são projetos concomitantes. |
Palavras-chave: | Trabalho Adolescentes Escola Educação Desenvolvimento do adolescente |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2947 |
Data do documento: | 2010 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (IPS) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
v30n3a08.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.