https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30727
Tipo: | Dissertação |
Título: | Uma proposta de ensino de leitura para aluno surdo do 9º ano do Ensino Fundamental |
Autor(es): | Silva, Patrícia Leão da |
Autor(es): | Silva, Patrícia Leão da |
Abstract: | O ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para surdo vem inquietando profissionais da área de educação. Este trabalho investiga o desenvolvimento da compreensão leitora dos surdos, mediada, primeiramente, na/pela língua de sinais para que sirva de base para construção de pensamentos e compreensão de conceitos que levem à reflexão sobre a modalidade escrita da língua portuguesa. A língua de sinais é a primeira língua que o surdo deve adquirir para através dela construir uma aprendizagem sobre uma segunda língua, no caso desta intervenção, a modalidade escrita da língua portuguesa. Desta forma, busco identificar como ocorre a compreensão leitora de gêneros textuais pelo aluno surdo. Para alcançar o objetivo da proposta de intervenção, eu usei as estratégias de ensino de leitura de Isabel Solé desenvolvida em encontros com atividades sistematizadas e sequenciadas que retratam o contexto de produção e de uso do gênero discursivo presente nos mapas de lugares dos alunos envolvidos na intervenção. |
Palavras-chave: | Educação de surdos Leitura - estudo e ensino Estratégias de ensino de leitura Surdos - educação Lingua portuguesa - estudo e ensino |
CNPq: | Linguagens e Letramento |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado Profissional em Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30727 |
Data do documento: | 10-Out-2019 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PROFLETRAS) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Memorial PatriciaLeão .pdf | 2,81 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.