Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31121
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Alison Costa do-
dc.creatorNascimento, Alison Costa do-
dc.date.accessioned2019-12-17T13:31:44Z-
dc.date.available2019-12-17T13:31:44Z-
dc.date.issued2019-10-
dc.identifier.isbn978-85-8292-231-6-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31121-
dc.description.abstractO presente artigo buscou identificar e analisar as principais abordagens recorrentes em pesquisas dedicadas a autoavaliação institucional das Instituições de Educação Superior (IES). Para seleção dos artigos utilizou-se os seguintes descritores: “avaliação da educação superior”, “autoavaliação institucional” AND “educação superior”, “autoavaliação” AND “Comissão Própria de Avaliação”. Após levantamentos dos artigos em portais de periódicos e revistas especializadas, identificou-se estudos com as seguintes abordagens: estudos que concentram a análise na autoavaliação enquanto instrumento de gestão, no papel da Comissão Própria de Avaliação na condução do processo, na percepção que membros da comunidade têm em relação a autoavaliação e pesquisas que se ocupam de questões concernentes a participação e envolvimento da comunidade no processo de autoavaliação institucional. Conclui-se que se faz necessária a ampliação e aprofundamento dos estudos que envolvem a autoavaliação institucional, visto que há um caminho longo a percorrer para consolidação dessa prática no âmbito das IES. A construção de uma cultura da (auto)avaliação parece se colocar como o maior desafio a ser enfrentado pelas CPAs e comunidade acadêmica.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFBApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectAutoavaliação Institucionalpt_BR
dc.subjectComissão Própria de Avaliaçãopt_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.titlePesquisas relacionadas a Autoavaliação Institucional em Instituições de Educação Superior: principais abordagens e enfoquespt_BR
dc.typeOutrospt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.identifier.number4pt_BR
Aparece nas coleções:Anais e relatórios (AVALIES 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PESQUISAS-RELACIONADAS-A-AUTOAVALIAÇÃO-INSTITUCIONAL-EM-INSTITUIÇÕES-DE- EDUCAÇÃO-SUPERIOR-PRINCIPAIS-ABORDAGENS-E-ENFOQUES.pdf486,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.