Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31141
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTigre, Diana Martins-
dc.creatorTigre, Diana Martins-
dc.date.accessioned2019-12-17T16:22:15Z-
dc.date.available2019-12-17T16:22:15Z-
dc.date.issued2019-10-
dc.identifier.isbn978-85-8292-231-6-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31141-
dc.description.abstractTrata-se de um estudo de caso qualitativo, que apresenta os resultados parciais da avaliação do aprendizado de 24 alunos/bolsistas de iniciação à docência (ID), que participam do projeto: “Educação Física: saberes docentes na/da cultura corporal”, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), de um curso de Licenciatura em Educação Física (EF) de uma universidade pública baiana. Analisamos os conhecimentos adquiridos pelos alunos/bolsistas de ID, a percepção deles em relação à iniciação à docência e buscamos entender como foram superados os desafios destes nessa fase inicial do projeto, de agosto de 2018 à julho de 2019. Partimos da epistemologia da prática, que abrange a importância da articulação teoria e prática para a mobilização de saberes docentes na formação inicial. Investigamos o aprendizado no projeto a fim de repensar as trilhas a serem percorridas para alcançarmos nossos objetivos até sua conclusão em fevereiro de 2020. Os dados da pesquisa apontam para a importância da experiência de iniciação à docência, para a formação inicial de professores, uma vez que a mesma vem possibilitando o conhecimento do contexto escolar, da relação professor-aluno, do trabalho docente e a consequente aquisição de conhecimentos teórico-práticos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFBApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectAprendizadopt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.titleA formação inicial de professores e a avaliação do aprendizado da docênciapt_BR
dc.typeOutrospt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.identifier.number4pt_BR
Aparece nas coleções:Anais e relatórios (AVALIES 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TIGRE_A-formacao-inicial-de-professores-e-a-avaliacao-do-aprendizado-da-docencia.pdf150,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.