https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31141
Tipo: | Outros |
Título: | A formação inicial de professores e a avaliação do aprendizado da docência |
Autor(es): | Tigre, Diana Martins |
Autor(es): | Tigre, Diana Martins |
Abstract: | Trata-se de um estudo de caso qualitativo, que apresenta os resultados parciais da avaliação do aprendizado de 24 alunos/bolsistas de iniciação à docência (ID), que participam do projeto: “Educação Física: saberes docentes na/da cultura corporal”, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), de um curso de Licenciatura em Educação Física (EF) de uma universidade pública baiana. Analisamos os conhecimentos adquiridos pelos alunos/bolsistas de ID, a percepção deles em relação à iniciação à docência e buscamos entender como foram superados os desafios destes nessa fase inicial do projeto, de agosto de 2018 à julho de 2019. Partimos da epistemologia da prática, que abrange a importância da articulação teoria e prática para a mobilização de saberes docentes na formação inicial. Investigamos o aprendizado no projeto a fim de repensar as trilhas a serem percorridas para alcançarmos nossos objetivos até sua conclusão em fevereiro de 2020. Os dados da pesquisa apontam para a importância da experiência de iniciação à docência, para a formação inicial de professores, uma vez que a mesma vem possibilitando o conhecimento do contexto escolar, da relação professor-aluno, do trabalho docente e a consequente aquisição de conhecimentos teórico-práticos. |
Palavras-chave: | Formação inicial Professores Avaliação Aprendizado Docência |
Editora / Evento / Instituição: | UFBA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31141 |
Data do documento: | Out-2019 |
Aparece nas coleções: | Anais e relatórios (AVALIES 2019) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TIGRE_A-formacao-inicial-de-professores-e-a-avaliacao-do-aprendizado-da-docencia.pdf | 150,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.