https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31186
Tipo: | Outros |
Título: | A utilização de indicadores como apoio ao processo de Autoavaliação Institucional |
Autor(es): | Behenck, Jordário Reck Cassel, Ricardo Augusto Spindler, Giselle |
Autor(es): | Behenck, Jordário Reck Cassel, Ricardo Augusto Spindler, Giselle |
Abstract: | Os indicadores são recursos que ganham cada vez mais utilização nas mais diversas áreas. Empresas e organizações públicas dos mais diversos ramos aproveitam o grande volume de informações existentes atualmente para transformá-las em indicadores que apoiarão seu processo de avaliação e planejamento. Na educação superior isso não é diferente. Vários estudos ao longo do tempo propuseram a criação de um sistema de indicadores para avaliação e apoio à gestão nas instituições de educação superior. Este artigo tem como objetivo analisar experiências encontradas nas instituições de educação superior brasileiras e apresentar indicadores que podem ser utilizados no processo de autoavaliação institucional, proporcionando subsídios para a melhoria da qualidade. Muitos desses indicadores podem ser encontrados em registros internos da universidade, em relatórios fornecidos por entidades regulatórias, em orientações do Ministério da Educação para avaliação externa, em rankings, na CAPES, entre outros. O artigo mostra que muitos indicadores podem ser de fácil acesso e auxiliar bastante no processo da autoavaliação institucional. |
Palavras-chave: | Avaliação da Educação Superior Indicadores de avaliação Autoavaliação institucional |
Editora / Evento / Instituição: | UFBA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31186 |
Data do documento: | Out-2019 |
Aparece nas coleções: | Anais e relatórios (AVALIES 2019) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BEHENCK_CASSEL_SPINDLER_A-utilizacao-de-indicadores-como-apoio.pdf | 762,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.