Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Nascimento, Diego Teixeira | - |
dc.contributor.author | Dias, Maria Almeida | - |
dc.contributor.author | Mota, Rodrigo de Sousa | - |
dc.contributor.author | Barberino, Luciana | - |
dc.contributor.author | Durães, Larissa | - |
dc.contributor.author | Santos, Paulo André Jesuino dos | - |
dc.creator | Nascimento, Diego Teixeira | - |
dc.creator | Dias, Maria Almeida | - |
dc.creator | Mota, Rodrigo de Sousa | - |
dc.creator | Barberino, Luciana | - |
dc.creator | Durães, Larissa | - |
dc.creator | Santos, Paulo André Jesuino dos | - |
dc.date.accessioned | 2011-10-06T12:09:28Z | - |
dc.date.available | 2011-10-06T12:09:28Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.issn | 0103-507X | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3135 | - |
dc.description | P. 355-361. | pt_BR |
dc.description.abstract | OBJETIVOS: A formação em medicina intensiva pelos estudantes de Salvador (BA) tem acontecido através de estágios extracurriculares. Este estudo visou detectar mudanças na postura e no interesse dos acadêmicos que concluíram estes estágios e os tipos mais comuns de atividades desenvolvidas.
MÉTODOS: Estudo transversal descritivo realizado com estudantes que fizeram estágios extracurriculares em unidades de terapia intensiva adulto no segundo semestre de 2006. Utilizou-se um questionário auto-aplicável com questões objetivas.
RESULTADOS: Foram entrevistados 49 estudantes. O interesse em se tornar intensivista foi classificado como alto/muito alto por 32,7% antes do estágio, ao final 61,2% referiram aumento do interesse. A média de 1 a 5, sobre a importância da medicina intensiva para o acadêmico atualmente foi de 4,55±0,70. Após o estágio 98% sentem-se mais seguros em indicar um paciente para unidades de terapia intensiva e 95,9% em avaliar, sob supervisão, os pacientes internados em unidades de terapia intensiva e 89,8% em atender pacientes nas emergências. Os procedimentos mais observados foram: acesso venoso central (100%), acesso venoso periférico (91,8%) e a intubação orotraqueal (91,8%). Numa escala de 1 a 5, os tópicos classificados como de maior interesse foram: síndrome de resposta inflamatória sistêmica e sepse (4,82±0,48), choque (4,81 ± 0,44) e reanimação cardiopulmonar (4,77 ± 0,55).
CONCLUSÕES: O presente estudo mostrou que os estágios extracurriculares em unidades de terapia intensiva adulto de Salvador (BA) fornecem ao estudante maior segurança em avaliar pacientes graves, aumenta o interesse do mesmo pela carreira de intensivista e permite o contato com os principais procedimentos e tópicos relacionados à MI no dia-a-dia das unidades de terapia intensiva. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação médica | pt_BR |
dc.subject | Bolsas e estágios | pt_BR |
dc.subject | Estágio clínico | pt_BR |
dc.subject | Unidades de terapia intensiva | pt_BR |
dc.subject | Estudantes de medicina | pt_BR |
dc.subject | Questionários | pt_BR |
dc.title | Avaliação dos estágios extracurriculares de medicina em unidade de terapia intensiva adulto | pt_BR |
dc.title.alternative | Revista Brasileira de Terapia Intensiva | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | São Paulo | pt_BR |
dc.identifier.number | v. 20, n. 4. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Medicina)
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