https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3135
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Avaliação dos estágios extracurriculares de medicina em unidade de terapia intensiva adulto |
Título(s) alternativo(s): | Revista Brasileira de Terapia Intensiva |
Autor(es): | Nascimento, Diego Teixeira Dias, Maria Almeida Mota, Rodrigo de Sousa Barberino, Luciana Durães, Larissa Santos, Paulo André Jesuino dos |
Autor(es): | Nascimento, Diego Teixeira Dias, Maria Almeida Mota, Rodrigo de Sousa Barberino, Luciana Durães, Larissa Santos, Paulo André Jesuino dos |
Abstract: | OBJETIVOS: A formação em medicina intensiva pelos estudantes de Salvador (BA) tem acontecido através de estágios extracurriculares. Este estudo visou detectar mudanças na postura e no interesse dos acadêmicos que concluíram estes estágios e os tipos mais comuns de atividades desenvolvidas. MÉTODOS: Estudo transversal descritivo realizado com estudantes que fizeram estágios extracurriculares em unidades de terapia intensiva adulto no segundo semestre de 2006. Utilizou-se um questionário auto-aplicável com questões objetivas. RESULTADOS: Foram entrevistados 49 estudantes. O interesse em se tornar intensivista foi classificado como alto/muito alto por 32,7% antes do estágio, ao final 61,2% referiram aumento do interesse. A média de 1 a 5, sobre a importância da medicina intensiva para o acadêmico atualmente foi de 4,55±0,70. Após o estágio 98% sentem-se mais seguros em indicar um paciente para unidades de terapia intensiva e 95,9% em avaliar, sob supervisão, os pacientes internados em unidades de terapia intensiva e 89,8% em atender pacientes nas emergências. Os procedimentos mais observados foram: acesso venoso central (100%), acesso venoso periférico (91,8%) e a intubação orotraqueal (91,8%). Numa escala de 1 a 5, os tópicos classificados como de maior interesse foram: síndrome de resposta inflamatória sistêmica e sepse (4,82±0,48), choque (4,81 ± 0,44) e reanimação cardiopulmonar (4,77 ± 0,55). CONCLUSÕES: O presente estudo mostrou que os estágios extracurriculares em unidades de terapia intensiva adulto de Salvador (BA) fornecem ao estudante maior segurança em avaliar pacientes graves, aumenta o interesse do mesmo pela carreira de intensivista e permite o contato com os principais procedimentos e tópicos relacionados à MI no dia-a-dia das unidades de terapia intensiva. |
Palavras-chave: | Educação médica Bolsas e estágios Estágio clínico Unidades de terapia intensiva Estudantes de medicina Questionários |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3135 |
Data do documento: | 2008 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Medicina) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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