https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32226
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Evasão dos estudantes do curso de licenciatura em Educação Física da UFBA: período entre 2011 e 2016. |
Autor(es): | Santos, Vagner Barbosa dos |
Autor(es): | Santos, Vagner Barbosa dos |
Abstract: | Dados coletados no Colegiado da faculdade de educação mostram um alto índice de evasão no Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Fede- ral da Bahia, dando origem ao problema identificado como objeto de pesquisa deste trabalho. O objetivo central desta investigação busca conhecer os fatores cruciais que interferem na continuidade da formação acadêmica dos discentes. As dificuldades de mapeamento, quantificação e comparabilidade de dados relativos ao tema, considerando as diversas unidades de coleta possíveis para análise e o uso de metodologias distintas de investigação, são fatores que escondem a dimensão do problema, associado com a frequente dissonância existente entre o ponto de vista institucional e a compreensão do estudante acerca do fenômeno. O abandono dos estudos no ensino superior pode significar uma necessidade de redirecionamento do trabalho de gestores e professores, independente das circunstâncias diversas que podem vir a impactar a vida acadêmica do estudante. Os estudos relativos ao abandono dos estudos mais destacados trazem pesquisas realizadas a partir do exame de aspectos sócio demográficos dos estudantes evadidos, fomentado pelo uso de teorias preditivas. Em geral, se propõe medição e avaliação da probabilidade da ocorrência da evasão, com refinamento estatístico e sem a escuta da razão apresentada como motivo para o abandono pelos sujeitos envolvidos. O estudo mostra que a evasão dos estudantes no curso de licenciatura em Educação Física da UFBA, é em grande parte causada pela desinformação acerca do conteúdo do mesmo, antes de ingressar na universidade. ABSTRACT Data collected at the Colegiado da Faculdade de Educação shown a high rate of evasion in the Physical Education graduation of Universidade Federal da Bahia, giving rise to the problem identified as the object of research of this work. The main purpose of this research is to know the crucial factors that intervene in the continuity of the students’ graduation. The difficulties of mapping, quantification and comparability of data related to the theme, considering several collection units for analysis and use of different research methodologies, are factors that hide the dimension of the problem, with the frequentdissonancebetweentheinstitutionalandthestudent’sunderstanding of the phenomenon. The waiving of studies in higher education could mean a need to redirect the work of managers and teachers, regardless of the diverse circumstances that may impact the academic life of the student. The studies related to the waiving of the most outstanding studies bring research based on the examination of the socio- demographic aspects of the evaded students,fomentedbytheuseofpredictivetheories. In general, it is proposed to measure and evaluate the probability of occurrence of evasion, with statistical refinement and without listening to the reason presented as a reason for abandonment by the subjectsinvolved. |
Palavras-chave: | Evasão Ensino superior Educação física Licenciatura Evasion Higher education Physical education Graduation |
CNPq: | Educação Física |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/FACED |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32226 |
Data do documento: | 17-Set-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Educação Física (FACED) |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.