Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rangel, Sonia Lucia | - |
dc.contributor.author | Anjos, Claudio Rejane Alves dos | - |
dc.creator | Anjos, Claudio Rejane Alves dos | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-28T11:16:48Z | - |
dc.date.available | 2020-10-28T11:16:48Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-28 | - |
dc.date.submitted | 2020-03-09 | - |
dc.identifier.other | CDD -792 | - |
dc.identifier.other | CDU - 792 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32360 | - |
dc.description.abstract | A presente tese se ocupa da necessidade de compreender e expandir o acesso à poética visual de Sonia Rangel para o teatro e de demonstrar como certos aspectos, recorrentes no geral de sua criação artística, apontam para o reconhecimento de uma poética para a cena, mais especificamente no que concerne ao estudo reflexivo dos processos criativos para a construção poética e visual dos espetáculos do grupo de teatro Os Imaginários, por ela criado e coordenado. A metodologia utilizada está ancorada numa pesquisa híbrida de caráter participante, na qual pesquisador e pesquisa se fundem numa mesma disposição. Destarte, foi feita uma coleta qualitativa em fontes diretas, que abriu espaço para a interpretação de fenômenos e atribuição de significados, considerando para isso todo o arcabouço teórico utilizado. Tal conhecimento é correlacionando com abordagens relacionadas ao universo do teatro de formas animadas e com o estudo da imagem como produtora de conhecimento sobre a filosofia do espaço e a acepção a respeito da visualidade. Além disso, a pesquisa se sustenta em parâmetros da crítica genética, o que sugere uma leitura apurada dos registros e resíduos resultantes do processo de
desenvolvimento de uma obra de arte. Elucidar a importância da imagem como princípio de criação em artes cênicas e sua contribuição para a pedagogia teatral, abonando os aspectos recorrentes que apontam para a definição de uma poética, torna mais evidente a estima da poética visual de Sonia Rangel para o teatro e sua efetiva contribuição para a história da visualidade na cena baiana no âmbito da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Poéticas cênicas | pt_BR |
dc.subject | Visualidade | pt_BR |
dc.subject | Grupo de teatro Os Imaginários | pt_BR |
dc.title | Poética visual de Sonia Rangel nos espetáculos do grupo de teatro Os Imaginários | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.referees | Silva, Hebe Alves | - |
dc.contributor.referees | Consentino, Marianne Tezza | - |
dc.contributor.referees | Leão, Raimundo Matos de | - |
dc.contributor.referees | Oliveira Junior, Edgard Mesquita | - |
dc.publisher.departament | Universidade Federal da Bahia, Escola de Teatro | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | PPGAC/ UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Linguística, Letras e Artes - Teatro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGAC)
|