Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Masson, Maria Lúcia Vaz | - |
dc.contributor.author | Moreno, Abigail Ferreira da Silva | - |
dc.contributor.author | Neves, Clara Letícia Silva | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Hilma Maria Passos de | - |
dc.contributor.author | Santana, Flávia Barbosa de Almeida | - |
dc.contributor.author | Santana, Maiara Pinto de | - |
dc.creator | Masson, Maria Lúcia Vaz | - |
dc.creator | Moreno, Abigail Ferreira da Silva | - |
dc.creator | Neves, Clara Letícia Silva | - |
dc.creator | Oliveira, Hilma Maria Passos de | - |
dc.creator | Santana, Flávia Barbosa de Almeida | - |
dc.creator | Santana, Maiara Pinto de | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-10T19:08:32Z | - |
dc.date.available | 2020-12-10T19:08:32Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-10 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32474 | - |
dc.description.abstract | Introdução: alterações vocais em professores constituem-se como um agravo à saúde de elevada prevalência o qual merece intervenções imediatas para que haja sua redução (BRASIL, 2018). Buscando a mudança desse cenário adoecedor, o grupo de pesquisa e extensão TRASSADO (Trabalho e Saúde Docente) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) tem desenvolvido atividades extensionistas junto a educadores de escolas públicas da rede estadual de ensino da Bahia, com ações que visam a promoção, proteção e cuidado à saúde, de modo a reduzir o adoecimento docente. Objetivos: difundir informações e trocar conhecimentos com a comunidade docente sobre os cuidados com a voz, de modo virtual, por meio de blog e redes sociais; e de modo presencial, pela discussão e entrega de cartilha educativa. Método: as atividades foram desenvolvidas nas seguintes etapas: 1) migração da plataforma digital e transferência de
conteúdo do blog (Blogger/Google®) para site institucional UFBA; 2) elaboração de
mídias audiovisuais; 3) criação de perfis em redes sociais; 4) planejamento e execução das visitas de devolutiva da pesquisa nas escolas; 5) postagem diária de conteúdo; 6) rodas de conversa nas escolas para discussão e distribuição das cartilhas educativas impressas aos professores. Resultados: o grupo TRASSADO desenvolveu suas atividades, modificando a plataforma experimental para site institucional com URL www.trassado.ufba.br, desenvolvido pelo STI/UFBA; canal no YouTube® com vinheta
própria; perfis em redes sociais como Instagram e Facebook, com amigos e seguidores professores, pesquisadores, estudantes e profissionais da saúde de diferentes lugares do país e exterior. As atualizações das mídias sociais ocorreram diariamente e do site, quinzenalmente, sendo realizadas pela equipe de alunos participantes. Por fim, as rodas de conversa nas escolas proporcionaram um maior conhecimento do projeto pelos
professores, discussão e problematização dos fatores de risco do ambiente e da
organização do trabalho para o adoecimento docente, dos cuidados em saúde, em
especial da voz. Conclusão: A utilização de ciberespaço para divulgação dos trabalhos de pesquisa e extensão universitária se mostrou como uma importante ferramenta de comunicação e educação em saúde e de criação e fortalecimento dos vínculos entre
sociedade e universidade, complementar às rodas de conversa. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | https://www.trassado.ufba.br | pt_BR |
dc.subject | Voz | pt_BR |
dc.subject | Mídia | pt_BR |
dc.subject | Audiovisual | pt_BR |
dc.subject | Docentes | pt_BR |
dc.title | Estratégias protetoras da voz: blog do TRASSADO | pt_BR |
dc.type | Relatório de Pesquisa | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Relatório de Pesquisa (PAEXDoc)
|