https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32567
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Tateo, Luca | - |
dc.contributor.author | Damacena, Daiane Menezes | - |
dc.creator | Damacena, Daiane Menezes | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-08T13:37:16Z | - |
dc.date.available | 2021-01-08T13:37:16Z | - |
dc.date.issued | 2021-01-08 | - |
dc.date.submitted | 2020-10-13 | - |
dc.identifier.other | dissertação | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32567 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, tendo como referencial teórico a teoria histórico cultural de Vygotsky. Tem por objetivo investigar e discutir como os elementos de desenvolvimento ético, emocional e cognitivo podem contribuir para a mediação entre conhecimentos espontâneos e científicos nas aulas de química. O interesse nesta pesquisa surgiu a partir de observações feitas no decorrer da graduação sobre o ensino, especificamente o de Química, o qual foi possível observar problemas como: aprendizagem limitada a baixos níveis cognitivos, ensino direcionado exclusivamente no professor aulas preponderantemente expositivas. Na pesquisa bibliográfica foi possível perceber que existem poucos trabalhos que se referiam aos elementos de desenvolvimento ético, emocional e cognitivo no ensino de química. De acordo com Vygotsky, o aluno desenvolve melhor as atividades quando realizadas em contribuição com outra pessoa (professor, colegas) do que quando realiza sozinho, assim, o papel do professor mediador na sala de aula é de grande importância para o desenvolvimento de habilidades como abstrair, isolar elementos e examinar os elementos abstratos separadamente da experiência concreta de que fazem parte. Assim, as emoções implicam diretamente no processo de ensino-aprendizagem na qualidade da atenção da memorização e da motivação dos estudantes na sala de aula aspectos indispensaveis para a aprendizagem. Para alcançar o objetivo foi realizada uma pesquisa qualitativa baseada em uma sequência didática que promova um diálogo entre os conteúdos abordados e a vivência dos alunos da segunda série do ensino médio, tendo faixa etária de 15 à 17 anos de idade da cidade de Itabaiana - Sergipe. Todas as aulas foram gravadas e analisadas para identificar como os alunos se comportam diante da sequência didática e, também para notar aspectos como rejeição ou aceitação da mesma. Após a aplicação de toda a sequência os alunos foram convidados a participar de uma entrevista semiestruturada, que tem o intuito de identificar os indícios de indicadores de desenvolvimento a partir da fala dos discentes. Para análise dos dados obtidos na aplicação da sequência didática, foi utilizada a Análise de Conteúdo fundamentada por Bardin. Para realizar análise de dados dividimos a sequência didática em quatro momentos e, para cada momento foram criadas categorias: I- Conhecendo as concepções prévias e identificando os indicadores de desenvolvimento dos alunos sobre o conteúdo abordado, eletroquímica; II- Interação dos alunos com os experimentos proposto na sequencia didática: contribuições para a aprendizagem acerca dos indicativos de desenvolvimento ético, emocional e cognitivo; III- Sistematizando o conhecimento a partir do conceito químico de pilhas: correlações entre os indicadores emocionais, éticos e cognitivos operando na formação conhecimentos; IV- Contribuições dos indicadores de desenvolvimento emocional, ético e cognitivo no processo de mediação do conhecimento. Para a análise dos dados obtidos na entrevista foram elaboradas as seguintes categorias: I- Vinculação determinada entre os participantes com relação a integração dos indicadores emocionais e éticos para a apropriação do conteúdo cientifico (cognitivo): Quando o aluno destaca em suas falas a importância das relações dos indicativos emocionais e éticos para organizar suas ideias sobre o conceito no decorrer das aulas. II- Sequencia didática como ferramenta pedagógica, um processo de colaboração para a apropriação do conceito: Quando o aluno destaca a relevância de um conjunto de atividades desenvolvidas em sala de aula. III- Aspectos emocionais e éticos: marcas que contribuem para a apropriação do conceito (cognitivo): Quando o aluno explana suas emoções, seus aspectos éticos agindo diretamente no processo de apropriação do conceito. IV- Aspectos cognitivos na construção do conceito cientifico: Quando o aluno faz uso de termos químicos. A análise de dados nos certificou que os aspectos socioemocionais, éticos e cognitivos têm muito a contribuir no processo de construção do conhecimento. Além de, auxiliar a comunidade escolar na tomada de decisões que envolvem outras pessoas e a si próprio, no respeito com o outro, nas atitudes do dia a dia dentro e fora da sala de aula, em escutar e respeitar a opinião do outro entre outros fatores. De acordo com esta pesquisa, acreditamos que alunos que desenvolvem suas competências emocionais e éticas relacionando-as com as competências cognitivas apresentam uma maior compreensão dos conteúdos científicos. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research is characterized as a qualitative research, having as theoretical reference the historical cultural theory of Vygotsky. It aims to investigate and discuss how elements of ethical, emotional and cognitive development can contribute to the mediation between spontaneous and scientific knowledge in chemistry classes. The interest in this research arose from observations made during the course of graduation, about teaching, specifically Chemistry, which allowed us to observe problems such as: limited learning at low cognitive levels, teaching directed exclusively at the teacher, preponderantly expositive classes. In the bibliographical research, it was possible to perceive that there are few works that refers to the elements of ethical, emotional and cognitive development in the teaching of chemistry. According to Vygotsky, the student develops better activities when done in contribution with another person (teacher, classmates) than when performed alone, thus, the role of the mediating teacher in the classroom is of great importance for the development of skills as abstract, isolate elements, and examine the abstract elements separately from the concrete experience of which they are part. Thus, emotions directly implicate the learning-teaching process in the quality of attention, memorization and motivation of students in the classroom. In order to reach the objective, a qualitative empirical research will be carried out based on a teaching sequence that promotes a dialogue between the content addressed and the experience of the students of the second year of high school, with ages ranging from 15 to 17 years old from the city of Itabaiana - Sergipe. All classes will be recorded and analyzed to identify how students behave before the didactic sequence and to notice aspects such as rejection or acceptance of it. After the application of the whole sequence the students will be invited to participate in a semistructured interview, it is intended to identify the indicators of development indicators from the students' speech. To analyze the data obtained in the application of the didactic sequence, the Content Analysis based on Bardin will be used. To carry out data analysis, we divided the didactic sequence into four moments and, for each moment, categories were created: I- Knowing the previous conceptions and identifying the students' development indicators about the content covered, electrochemistry; II- Interaction of students with the experiments proposed in the didactic sequence: contributions to learning about the indicators of ethical, emotional and cognitive development; III- Systematizing knowledge from the chemical concept of batteries: correlations between emotional, ethical and cognitive indications operating in knowledge formation; IV- Contributions of emotional, ethical and cognitive development indicators in the knowledge mediation process. For the analysis of the data obtained in the interview, the following categories were elaborated: I- Determined link between the participants regarding the integration of emotional and ethical indicators for the appropriation of scientific (cognitive) content: When the student highlights in his speeches the importance of relationships of emotional and ethical indicatives to organize your ideas about the concept during classes. IIDidactic sequence as a pedagogical tool, a collaborative process for the appropriation of the concept: When the student highlights the relevance of a set of activities developed in the classroom. III- Emotional and ethical aspects: marks that contribute to the appropriation of the concept (cognitive): When the student explains his emotions, his ethical aspects acting directly in the process of appropriating the concept. IV- Cognitive aspects in the construction of the scientific concept: When the student makes use of chemical terms. Data analysis has ensured that socio-emotional, ethical and cognitive aspects have a lot to contribute to the process of building knowledge. In addition to assisting the school community in making decisions that involve other people and oneself, in respect for others, in everyday attitudes inside and outside the classroom, in listening and respecting the opinion of others, among others. factors. According to this research, we believe that students who develop their emotional and ethical skills by relating them to cognitive skills have a greater understanding of scientific content. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Química | pt_BR |
dc.subject | estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | interação educativa | pt_BR |
dc.subject | emoções | pt_BR |
dc.subject | competências sociais | pt_BR |
dc.subject | desenvolvimento cognitivo | pt_BR |
dc.subject | critica social dos conteúdos | pt_BR |
dc.title | Aspectos emocionais, éticos e cognitivos no aprendizado da eletroquímica: uma abordagem Vygotskyana | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Silva, Joao Roberto Ratis Tenorio da Silva | - |
dc.contributor.referees | Filho, Waldomiro Jose da Silva | - |
dc.contributor.referees | Tateo, Luca | - |
dc.contributor.referees | Silva, Joao Roberto Ratis Tenorio da | - |
dc.publisher.departament | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.publisher.program | Ensino, Filosofia e Historia das Ciências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/Faced | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGEFHC) |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.