Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Alves, Rejane de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Santos, Aleide Macedo da Cruz | - |
dc.creator | Santos, Aleide Macedo da Cruz | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-24T19:44:34Z | - |
dc.date.available | 2021-01-24T19:44:34Z | - |
dc.date.issued | 2021-01-24 | - |
dc.date.submitted | 2020-11-25 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32693 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo analisar atividades escolares (avaliativas) do
Ensino Fundamental I, realizadas pela rede pública de ensino de Salvador durante a
pandemia do Covid-19. Visando atender ao referido propósito, formulou-se
problematizar a seguinte questão de pesquisa: Como as atividades escolares realizadas
pela rede pública de ensino de Salvador se configuram como práticas avaliativas para a
aprendizagem das crianças do Ensino Fundamental I? Para fundamentação teórica e
analítica deste trabalho foram utilizados autores especialistas na área de Avaliação
da/para Aprendizagem. Para a realização dessa pesquisa, considerando o objetivo
proposto, fez-se a opção pela pesquisa descritiva com a utilização de entrevista em
formato de diálogo. Esse caminho metodológico foi pensado porque construiu-se um
processo dialógico com a estudante Clara Alice, de 7 anos, educanda do 2o ano do
Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Educação de Salvador.
Atendendo aos critérios éticos da pesquisa, tendo em vista a idade da estudante,
pedimos a autorização de sua mãe e da própria criança. Ambas concordaram em
participar da pesquisa e autorizaram utilizar o primeiro nome. A contribuição de Clara
Alice possibilitou a escuta e partilha de observações e inquietações pela perspectiva
do/a educando/a durante a realização das atividades analisadas. Ao acompanhar Clara
Alice na realização de suas atividades pude notar que ela já se percebe como sujeito na
construção de seus saberes e já assume uma postura questionadora sobre o seu processo
educativo. Tal experiência foi para mim um imenso aprendizado, tanto como família
que auxilia nas tarefas escolares quanto na atuação como pesquisadora. Os resultados da
pesquisa apontam que as atividades escolares distribuídas pela rede pública de ensino de
Salvador, durante a pandemia de Covid-19, se caracterizam como atividades avaliativas,
porém encontram barreiras para se constituírem como instrumentos/procedimentos
contributivos para a aprendizagem significativa dos/as educandos/as. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Avaliação para aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Instrumento avaliativos | pt_BR |
dc.subject | Pandemia do Covid-19 | pt_BR |
dc.subject | Procedimentos avaliativos | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.title | Atividades escolares: instrumentos/procedimentos avaliativos em meio a pandemia do Covid-19 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Vilar, Edna Telma Fonseca e Silva | - |
dc.contributor.referees | Souza, Erivelto Santiago | - |
dc.contributor.referees | Alves, Rejane de Oliveira | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/FACED | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Avaliação da Aprendizagem | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
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