https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32852
Tipo: | Dissertação |
Título: | O ensino de ciências e a pedagogia histórico-crítica: o que as práxis educativas revelam |
Autor(es): | Pires, Izadora dos Santos |
Autor(es): | Pires, Izadora dos Santos |
Abstract: | Esta pesquisa possui como tema de estudo a Pedagogia Histórico-Crítica. Essa pedagogia,
elaborada e proposta por Dermeval Saviani, vem sendo desenvolvida de forma colaborativa
com base no Materialismo Histórico-Dialético de Karl Marx. Com esse estudo, buscamos
possibilitar uma maior elucidação acerca de como os pressupostos da Pedagogia Histórico Crítica estão sendo empregados nas atividades educativas voltadas para o Ensino de Ciências.
Com esse objetivo, a investigação baseia-se em uma abordagem qualitativa em educação, sendo
classificada como uma pesquisa empírica, que utiliza, como corpus para sua análise, dados
secundários. Dessa forma, como fonte de dados para o estudo, utilizamos os trabalhos
publicados nos anais de eventos nacionais em Ensino de Ciências, eventos específicos da
Pedagogia Histórico-Crítica, artigos com os Qualis A1, A2 e B1, publicações disponibilizadas no banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Por meio da análise dos 62 trabalhos, elaboramos três categorias: a) as finalidades e os sentidos dos conteúdos nas atividades educativas; b) engendrado na atividade educativa: a composição e disposição dos recursos pedagógicos ancorados na Pedagogia Histórico-Crítica; c) conhecendo os destinatários: entre as exposições e os apagamentos. Diante dessas categorias, concluímos que as escolhas dos conteúdos sofrem influência dos currículos, da prática social, dos destinatários, da modalidade da pesquisa, entre outros. Quanto aos recursos pedagógicos utilizados, identificamos uma variedade deles e como eles são empregados na transmissão e avaliação dos conteúdos. Ademais, pôde-se perceber que os destinatários nas exposições são apresentados com caracterizações quantitativas, homogêneas e superficiais. A utilização da Pedagogia HistóricoCrítica pelos docentes faz sobressair uma perspectiva de transformação da sociedade, do currículo, dos momentos pedagógicos, bem como da história. Enfatizamos que essa pedagogia está em um movimento contínuo de construção e, portanto, é imprescindível evidenciar os problemas e avanços. Sendo assim, a nossa dissertação se constitui como um esforço para contribuir com o desenvolvimento da Pedagogia Histórico-Crítica, em especial no que se refere à sua utilização em atividades didático-pedagógicas. The research topic of the present work is the Historical-Critical Pedagogy. This pedagogy, elaborated and proposed by Dermeval Saviani, was developed collaboratively based on Karl Marx's Historical-Dialectical Materialism. This study aims to provide greater clarity about how the fundamentals of Historical-Critical Pedagogy are currently used in educational activities aimed at Science Teaching. With this objective, this works utilizes a qualitative approach to education, being classified as an empirical research that uses secondary data as the corpus of its analysis. Thus, the data source used for the study consists of works published in the annals of national events in Science Education, events focusing specifically on Historical-Critical Pedagogy, other articles classified as A1, A2 and B1 within the qualis system, publications available in the database of the Coordination for Higher Education Staff Development and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations. Through the analysis of the 62 works, three categories are proposed: a) the purpose and meaning of the contents in educational activities; b) engendered in the educational activity: the composition and disposition of the pedagogical resources anchored in the Historical-Critical Pedagogy; c) knowing the recipients: between exposures and deletions. Given these categories, we conclude that the content choices are influenced by the curricula, social practice, addressee, research modality, among others. As for the pedagogical resources used, we identified a variety thereof and discuss the ways in which they are used for teaching and testing. Additionally, it became clear that the addressees attending the lessons are described with quantitative, homogeneous and superficial characteristics. The use of Historical-Critical Pedagogy by teachers highlights a movement towards the transformation of the society, curriculum, pedagogical moments, and history itself. We emphasize that this pedagogy is still being continuously developed and, therefore, it is essential to highlight the current challenges it faces and advances so far achieved. Therefore, this dissertation constitutes an effort to contribute to the development of Historical-Critical Pedagogy, especially with regard to its use in didactic-pedagogical activities. |
Palavras-chave: | pedagogia histórico-crítica ensino de ciências momentos pedagógicos práxis conteúdo-forma-destinatário Historical-Critical Pedagogy science teaching pedagogical moments praxis content-form- addressee |
CNPq: | Educação |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/UEFS |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) - UFBA/UEFS |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32852 |
Data do documento: | 22-Fev-2021 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGEFHC) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Versão final 10-02-2021.pdf | 13,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.