Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Rejâne Maria Lira da | - |
dc.contributor.author | Rocha, Micheli Ferreira Fonsêca | - |
dc.creator | Rocha, Micheli Ferreira Fonsêca | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-23T19:11:08Z | - |
dc.date.available | 2021-02-23T19:11:08Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-23 | - |
dc.date.submitted | 2020-12-18 | - |
dc.identifier.other | Dissertação | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32862 | - |
dc.description.abstract | A compreensão do processo educativo em espaços como museus de ciências, denotam
possibilidades de pesquisas no âmbito da educação museal, pois são reconhecidos como ambiente propicio à construção de conhecimento. Ao longo dos anos, tanto a pesquisa quanto as práticas educacionais e comunicacionais, relacionadas a exposições e ou atividades em museus têm se intensificado, tornando-se cada vez mais um campo de
produção de conhecimento científico, principalmente com relação ao público visitante. Os museus possibilitam uma interação diferenciada entre mediador, público e objeto, que denotam possibilidades de pesquisa. O Núcleo de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Universidade Federal da Bahia (NOAP/UFBA), em 2008, foi cadastrado pelo Instituto do
Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como um museu de ciências. Possui
um programa de educação Museal, caracterizado por um conjunto de ações educativas denominada Rede de Zoologia Interativa (REDEZOO), um projeto de extensão universitária de produção de conhecimento, popularização da Ciência e do ensino de
Zoologia, através de exposições de longa duração e itinerantes. Em 2019, a REDEZOO
conduziu a exposição Salve Boitatá, a serpente de fogo!, em comemoração ao Ano
Internacional das Línguas Indígenas, definido pela Organização das Nações Unidas (ONU), objeto de estudo desta pesquisa. Neste contexto, nosso objetivo foi investigar as interações entre os diversos componentes das interações da educação Museal observadas na triangulação: mediador, objeto e visitante, que se desenvolveu no âmbito no conjunto de ações educativas desta exposição, com base na proposta da Política Nacional de
Educação Museal (PNEM), na divulgação científica sobre animais peçonhentos, no
campo da museografia. Para atender ao objetivo desta pesquisa foram utilizados
procedimentos metodológicos de cunho qualitativo através da análise documental,
observação participante, entrevistas individuais e grupo focal com os mediadores e entrevista aberta com os visitantes. A triangulação dos dados permitiu a análise da dinâmica do museu a partir das relações de aprendizagem, didática e de ensino que
surgem das interações nesta instituição museológica. Concluímos que a narrativa dos agentes que compõe a exposição, mediadores e público, é o ponto de partida para melhor compreender e repensar as ações educativas da REDEZOO, visando ressignificar de
forma a contribuir para a educação de um tema que pode salvar vidas, especialmente as mais vulneráveis aos acidentes sobre animais peçonhentos. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT The understanding of the educational process in spaces such as science museums, denote possibilities of research in the scope of museum education, as they are recognized as an environment conducive to the construction of knowledge. Over the years, both research and educational practices and communication practices related to exhibitions and or activities in museums have intensified, becoming more and more a field of production of scientific knowledge, mainly in relation to the visiting public. Museums allow a differentiated interaction between mediator, public and object, which denote possibilities for research. The Nucleus of Ophiology and Venemous Animals of Bahia of the Federal University of Bahia (NOAP/UFBA), in 2008, was recognized by Institute of the National Historical Patrimony (IPHAN) as a science museum, the Museal education program has a set of educational actions called Interactive Zoology Network (REDEZOO), a university extension project for knowledge production, popularization of Science and the teaching of Zoology, through long-term and itinerant exhibitions. In 2019, REDEZOO has conducted the exhibition Save Boitatá, the serpent of fire!, in commemoration of the International Year of Indigenous Languages, defined by the United Nations (ONU), object of study of this research. In this context, our objective was to investigate the interactions between the various components of Museal education interactions observed in the triangulation: mediator, object and visitor, that is developed within the scope of the educational activities of this exhibition, based on the guidelines of the National Policy for Museum Education (PNEM), in the scientific dissemination about venomous animals, in the field of museography. To meet the objective of this research, qualitative methodological procedures were used through document analysis, participant observation, individual interviews and a focus group with mediators and an open interview with visitors. The data triangulation allowed the analysis of the museum's dynamics based on the relations of learning, didactics and teaching that arise from the interactions in this museum institution. We conclude that the narrative of the agents that make up the exhibition, mediators and the public, is the starting point to better understand and rethink REDEZOO's educational actions, aiming to refine it in order to contribute to the education of a theme that can save lives, especially those most vulnerable to accidents involving venomous animals. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior - CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação museal | pt_BR |
dc.subject | Divulgação científica | pt_BR |
dc.subject | Museus de ciências | pt_BR |
dc.subject | Museus de ciência - Aspectos educacionais | pt_BR |
dc.subject | Divulgação científica | pt_BR |
dc.subject | Scientific divulgation | pt_BR |
dc.subject | Animais peçonhentos | pt_BR |
dc.subject | Venomous animals | pt_BR |
dc.subject | Museografia | pt_BR |
dc.subject | Museography | pt_BR |
dc.subject | Núcleo de Ofiologia e animais Peçonhentos da Bahia - Aspectos educacionais | pt_BR |
dc.subject | Science museums | pt_BR |
dc.subject | Ação educativa | pt_BR |
dc.subject | Museal education | pt_BR |
dc.subject | Animais venenosos | pt_BR |
dc.title | Educação museal em um museu universitário: a teia de relações entre os animais peçonhentos, os mediadores e o público. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Vergara, Moema de Rezende | - |
dc.contributor.referees | Castro, Fernanda Santana Rabello de | - |
dc.contributor.referees | Silva, Rejâne Maria Lira da | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | em Ensino, Filosofia e História das Ciências | pt_BR |
dc.publisher.initials | FACED /UFBA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEFS | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGEFHC)
|