Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Suarez, Naia Alban | - |
dc.contributor.author | Santos Neto, Edson Fernandes D'Oliveira | - |
dc.creator | Santos Neto, Edson Fernandes D'Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-10T23:29:13Z | - |
dc.date.available | 2021-03-10T23:29:13Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
dc.date.submitted | 2019-09-27 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33011 | - |
dc.description.abstract | Esta tese trata do ensino de construção para os cursos de graduação em arquitetura e urbanismo, entendendo a construção como a materialização da arquitetura, e propõe a adoção de atividades pedagógicas que integrem o ensino de construção ao ensino de projeto, através de atividades práticas de projeto relacionadas à construção; estudo sistemático de obras referenciais; pesquisa sobre materiais e técnicas construtivas e realização de atividades práticas construtivas nas disciplinas e atividades dos cursos. A pesquisa buscou entender como se desenvolveu historicamente o ensino de construção nos cursos de arquitetura no Brasil e identificou, no estudo de experiências diversas - no Brasil e no exterior -, práticas pedagógicas que integram o ensino de construção ao ensino de projeto. Estas experiências servem de modelo para uma proposta conceitual apresentada na tese que integra o ensino destas duas áreas nos cursos de graduação em arquitetura e urbanismo no Brasil. Os conceitos de reflexão-na-ação e os domínios normativos/prescritivos do projeto desenvolvidos por Donald Schön, contribuem para o entendimento de que a realização de atividades práticas construtivas e de projeto devem ser integradas na formação em arquitetura. O estudo de obras referenciais em que a construção se evidencia na arquitetura e a atividade prática de projeto das soluções construtivas são tão importantes quanto a realização de projetos de objetos em atividades de práticas construtivas. A partir do curso de arquitetura e urbanismo da FA-UFBA, cuja origem é das mais antigas do Brasil, exemplifica-se a aplicação de uma concepção pedagógica baseada na relação entre construção e projeto em uma estrutura curricular existente. | pt_BR |
dc.description.abstract | This thesis is about the teaching of construction in undergraduate courses in architecture and urbanism, with an understanding of construction as the materialization of architecture. The work proposes the adoption of pedagogical activities that integrate the teaching of construction with the teaching of design through practical design activities related to construction; a systematic study of reference works; research on construction materials and techniques; and the carrying out of practical construction activities within the disciplines and activities comprising the courses. The study sought to understand how the teaching of construction in architecture courses has developed historically in Brazil, and identified, through the review of a variety of experiences—in Brazil and abroad—pedagogical practices that integrate the teaching of construction with the teaching of design. These experiences serve as a model for a conceptual proposal, presented in the thesis, that integrates the teaching of these two areas in undergraduate courses in architecture and urbanism in Brazil. The concepts of reflection-in-action and the normative/prescriptive domains of design developed by Donald Schön contribute to the understanding that the realization of practical construction and design activities should be integrated into architectural training. The study of reference works in which construction is evident in architecture as well as the practical activity of designing constructive solutions are as important as the realization of object designs in practical construction activities. The FA-UFBA architecture and urbanism course, one of the oldest in Brazil, exemplifies the application of a pedagogical conception based on the relationship between construction and design in an existing curricular structure. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Architecture - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Arquitetura - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Arquitetura - Study and teaching | pt_BR |
dc.title | Ensino de construção para arquitetura como ensino de projeto: reflexões e concepções pedagógicas | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Andrade Junior, Nivaldo Vieira de | - |
dc.contributor.referees | Suarez, Naia Alban | - |
dc.contributor.referees | Andrade Junior, Nivaldo Vieira de | - |
dc.contributor.referees | Viana, Lidia Quieto | - |
dc.contributor.referees | Olmos, Susana Acosta | - |
dc.contributor.referees | Amorim, Luiz Manuel do Eirado | - |
dc.contributor.referees | Lopes, Carlos Nuno Lacerda | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Arquitetura | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGAU)
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