Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33179
Tipo: | Tese |
Título: | Emergências no processo de interação da criança com transtorno do espectro autista: um estudo de caso em Salvador/Bahia |
Autor(es): | Barreto, Monica Isabela de Cerqueira |
Autor(es): | Barreto, Monica Isabela de Cerqueira |
Abstract: | A presente tese intitulada Emergências no processo de interação da criança com
transtorno do espectro autista: um estudo de caso em Salvador/Bahia procurou
verificar como o processo de interação em contexto escolar auxilia o
desenvolvimento socioemocional da criança com o Transtorno do Espectro Autista-
TEA no contexto escolar. Durante a pesquisa, procurou-se identificar, descrever e
analisar situações de interação entre o professor e a criança com TEA e entre a
criança com TEA e seus colegas, identificar estratégias de interação realizadas pelo
aluno com TEA, descrever e analisar elementos socioemocionais que podem surgir
durante processo de interação entre aluno com TEA/professor e aluno com
TEA/alunos e identificar indicadores pedagógicos que auxiliem no processo de
interação e no desenvolvimento socioemocional desta criança. Optou-se por aliar as
metodologias estudo de caso e a análise microgenética. Foram utilizados para
coletar dados os seguintes instrumentos: um questionário, as observações, os
vídeos e um diário de campo. Participou da pesquisa a criança com TEA, o professor
e os colegas. Os resultados revelaram que o processo de interação estabelecido
entre a criança com TEA e a professora e entre a criança com TEA e os colegas
impulsionam o aparecimento de elementos emocionais que se encontram latentes. |
Palavras-chave: | Interação Socioemocional Autismo Análise microgenética |
País: | Brasil |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33179 |
Data do documento: | 31-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Tese (FACED)
|
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.