Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Miranda, Tarciane Machado | - |
dc.contributor.author | Neves, Clara Letícia Silva | - |
dc.contributor.author | Moreno, Abigail Ferreira da Silva | - |
dc.contributor.author | Masson, Maria Lúcia Vaz | - |
dc.creator | Miranda, Tarciane Machado | - |
dc.creator | Neves, Clara Letícia Silva | - |
dc.creator | Moreno, Abigail Ferreira da Silva | - |
dc.creator | Masson, Maria Lúcia Vaz | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-31T18:52:27Z | - |
dc.date.available | 2021-05-31T18:52:27Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-31 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33523 | - |
dc.description | Plano de trabalho vinculado ao projeto de extensão registrado no SIATEX sob o no. 8223: Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor. Grupo TRASSADO-UFBA (Trabalho e Saúde Docente). | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: pesquisas apontam que o tratamento acústico de uma classe resulta em diminuição dos tempos de reverberação, menores níveis de intensidade vocal, aumento da inteligibilidade de fala, melhoria na prosódia e qualidade vocal docente. O modelo tridimensional (ou maquete) pode ser definido como ferramenta de estudo para conceber, representar e apresentar um projeto. Ressalta-se que sua utilização didática em qualquer nível de ensino pode constituir um benefício para professores e alunos, sendo uma estratégia de Educação em Saúde, permitindo a instrumentalização para os cuidados de uma vida mais saudável. Objetivos: propiciar um diálogo ilustrativo, direto e consistente com professores, alunos e comunidade em geral, de modo a difundir informações sobre a importância da qualidade de vida no ambiente de trabalho docente, por meio do conforto acústico. Métodos: trata-se da elaboração e construção de uma maquete arquitetônica de uma sala de aula, com a reprodução das características acústicas nas condições sem revestimento e com revestimento sustentável, constituída pelos seguintes processos: a) contratação de serviço profissional para a confecção da maquete; b) utilização da planta baixa e elaboração do desenho técnico da sala a ser representada; b) criação de imagens e vídeo tridimensionais por profissional especializado; c) produção e construção da maquete física; d) difusão da maquete e do modelo de revestimento sustentável nos canais do grupo TRASSADO. Resultados: obtiveram-se três produtos com o projeto: o protótipo da maquete; imagens e vídeo de modelagem tridimensionais para divulgação nas redes; e aquisição de materiais de revestimento acústico de uma sala de aula. Conclusão: a elaboração da maquete arquitetônica constitui-se como uma valiosa ferramenta para sensibilização da comunidade sobre a importância do condicionamento acústico de salas de aula, visando a melhoria das condições de trabalho docente, particularmente da saúde vocal e do processo de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | PROEXT-UFBA. Edital PAEXDoc 2020 - Tessituras: Apoio a Atividades de Extensão não-presenciais durante o Semestre Suplementar. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Voz | pt_BR |
dc.subject | Docentes | pt_BR |
dc.subject | Ruído | pt_BR |
dc.title | Conforto Acústico: construção de maquete de sala de aula | pt_BR |
dc.type | Outros | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador, BA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Relatório de Pesquisa (PAEXDoc)
|