Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Barroso, Deivson Vinicius | - |
dc.contributor.author | Freitas, Sheizi Calheira de | - |
dc.contributor.author | Oliveira, José Sérgio Casé de | - |
dc.creator | Barroso, Deivson Vinicius | - |
dc.creator | Freitas, Sheizi Calheira de | - |
dc.creator | Oliveira, José Sérgio Casé de | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-10T20:15:25Z | - |
dc.date.available | 2021-07-10T20:15:25Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | BARROSO, D. V.; FREITAS, S. C.; OLIVEIRA, J. S. C. Exame do CFC e educação contábil: análise das características das IES e seus índices de aprovação. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), v. 14, n. 1, p. 100 -117, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1981-8610 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33721 | - |
dc.description.abstract | Objetivo: verificar quais características das Instituições de Ensino Superior (IES) estão relacionadas à aprovação dos seus alunos no Exame de Suficiência do CFC. Método: Foram analisadas características institucionais de 741 instituições presentes no Exame nas duas edições de 2017. Para o tratamento dos dados, foi utilizada a análise de Regressão Beta Inflacionada.
Resultados: Verificou-se que as características institucionais que se mostraram positivamente correlacionadas com maiores índices de aprovação das IES no exame do CFC foram: nota do Enade; conceito IGC; pertencer a uma universidade pública; estar localizado em capitais dos estados brasileiros; ser citado no Ranking Universitário Folha; e possuir programas de pós-graduação em Contabilidade. Por sua vez, mostraram-se negativamente correlacionadas: Regime de Trabalho dos Professores, Organização Acadêmica e localização da IES nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Contribuições: A expansão de cursos de Ciências Contábeis no país não pode estar dissociada da obtenção do conhecimento necessário ao desenvolvimento da atividade profissional, conforme sugere resultado da variável exploratória RUF. A partir dos resultados encontrados possibilita-se que os gestores das IES conheçam quais atributos institucionais contribuem para o bom desempenho no Exame, propiciando a melhor gestão dos fatores passíveis de modificação, o que se espera resultar também em melhoria da formação contábil. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | http://dx.doi.org/10.17524/repec.v14i6.2470 | pt_BR |
dc.subject | Instituições de Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Cursos de Contabilidade | pt_BR |
dc.subject | Exame do CFC | pt_BR |
dc.subject | Contabilidade | pt_BR |
dc.subject | Educação - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior - Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.title | Exame do CFC e educação contábil: análise das características das IES e seus índices de aprovação | pt_BR |
dc.title.alternative | Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Brasília | pt_BR |
dc.identifier.number | v. 14, n. 1 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
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