https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33721
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Exame do CFC e educação contábil: análise das características das IES e seus índices de aprovação |
Título(s) alternativo(s): | Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade |
Autor(es): | Barroso, Deivson Vinicius Freitas, Sheizi Calheira de Oliveira, José Sérgio Casé de |
Autor(es): | Barroso, Deivson Vinicius Freitas, Sheizi Calheira de Oliveira, José Sérgio Casé de |
Abstract: | Objetivo: verificar quais características das Instituições de Ensino Superior (IES) estão relacionadas à aprovação dos seus alunos no Exame de Suficiência do CFC. Método: Foram analisadas características institucionais de 741 instituições presentes no Exame nas duas edições de 2017. Para o tratamento dos dados, foi utilizada a análise de Regressão Beta Inflacionada. Resultados: Verificou-se que as características institucionais que se mostraram positivamente correlacionadas com maiores índices de aprovação das IES no exame do CFC foram: nota do Enade; conceito IGC; pertencer a uma universidade pública; estar localizado em capitais dos estados brasileiros; ser citado no Ranking Universitário Folha; e possuir programas de pós-graduação em Contabilidade. Por sua vez, mostraram-se negativamente correlacionadas: Regime de Trabalho dos Professores, Organização Acadêmica e localização da IES nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Contribuições: A expansão de cursos de Ciências Contábeis no país não pode estar dissociada da obtenção do conhecimento necessário ao desenvolvimento da atividade profissional, conforme sugere resultado da variável exploratória RUF. A partir dos resultados encontrados possibilita-se que os gestores das IES conheçam quais atributos institucionais contribuem para o bom desempenho no Exame, propiciando a melhor gestão dos fatores passíveis de modificação, o que se espera resultar também em melhoria da formação contábil. |
Palavras-chave: | Instituições de Ensino Superior Cursos de Contabilidade Exame do CFC Contabilidade Educação - Brasil Ensino superior - Avaliação Avaliação educacional |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade |
Citação: | BARROSO, D. V.; FREITAS, S. C.; OLIVEIRA, J. S. C. Exame do CFC e educação contábil: análise das características das IES e seus índices de aprovação. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), v. 14, n. 1, p. 100 -117, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33721 |
Data do documento: | 2020 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (PPGCONT) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Exame do CFC e Educação Contábil_REPEC.pdf | 314,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.