Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34030
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Dulce Tamara da Rocha Lamego da-
dc.contributor.authorBispo, Tania Maria do Nascimento-
dc.creatorBispo, Tania Maria do Nascimento-
dc.date.accessioned2021-08-25T12:50:18Z-
dc.date.available2021-08-25T12:50:18Z-
dc.date.issued2021-08-25-
dc.date.submitted2021-04-13-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34030-
dc.description.abstractEste estudo debruça-se sobre uma das atividades presentes no eixo da extensão da Universidade Federal da Bahia (UFBA), há 10 anos criado e desenvolvido por mim na Escola de Dança. Como concluinte do Mestrado Profissional em Dança, apresento uma sistematização das metodologias, procedimentos e ações ocorridas entre 2011 e 2021 no projeto Dança para Todos. Um dos objetivos do Dança para Todos é evidenciar a importância da convivência intergeracional que nele ocorre. O curso recebe pessoas de vários lugares de Salvador, com idades e saberes variados, procurando aula de dança. É uma ação de interação, de união dos diversos, ao mesmo tempo em que se une a uma clientela que chega com desejo de dançar. É notável como os sujeitos carregam preconceitos e autocríticas em relação a si próprios, dificultando seu acesso ao um rico universo expressivo inerente a todos os corpos. A ação metodológica é referenciada na Psicologia Analítica junguiana, que trata de questões ligadas ao desenvolvimento da personalidade individual. As atividades desenvolvidas possibilitam explorar o corpo de modo integral, por meio de exercícios criativos e vivências, com a finalidade de extrair de si uma movimentação singular. Iniciamos nosso trabalho com o objetivo de reconhecer dificuldades. Em seguida, há troca de experiências no coletivo, levando em consideração a história de vida individual, rumo à atualização dos padrões desenvolvidos e reconhecendo possibilidades de mudanças. Um dado importante é o silêncio, que permeia a experiência e possibilita que cada um, no seu tempo numinoso, entre em contato com seu Self. A abordagem qualitativa e a pesquisa participante viabilizam o estudo colaborativo entre pesquisadora e pesquisados. Com isto, pretendo fazer correlação entre a prática autoral que desenvolvo e as diversas perspectivas teórico-metodológicas relacionadas à dança e às ferramentas da Psicologia Analítica Junguiana. Pretendo resultar na sistematização da metodologia adotada, conferindo à mesma, relevante suporte científico.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDança Para Todospt_BR
dc.subjectConvivência Intergeracionalpt_BR
dc.subjectPsicologia Analítica Junguianapt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.titleDança para todos: pela liberdade de ser o que se épt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesGuimarães, Daniela Bemfica-
dc.contributor.refereesZimmermann, Elisabeth Bauch-
dc.publisher.departamentEscola de Dança da Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Dançapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (PRODAN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão_Tânia Bispo.pdf4,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.